segunda-feira, 29 de junho de 2009

Como perder oito pontos a 200 metros do fim, por Jari-Matti Latvala




Jari Matti-Latvala é um piloto talentoso, do mesmo leque de "finlandeses voadores" como Henri Toivonen e Ari Vatanen. Contudo, nos últimos tempos, anda mais a destruir carros do que a acabar corridas. Após o seu acidente em Portugal, muitos são os que dizem que Latvala está a mais na equipa. que não sabe usar a cabeça, que corre rápido demais para as classificativas, etc, etc... Contudo, a vitória no Rali da Sardenha acalmou um pouco os ânimos, e o segundo lugar na Grécia parecia confirmar que ele já tinha encontrado um ponto de equilibrio entre a sua rapidez e a capacidade de terminar bem classificado nos ralies.


Só que num troço que deveria ser de espectáculo, acaba por quebrar uma suspensão num ressalto e acabar contra os ralis. Tudo isto à frente de... Malcom Wilson, o patrão da M-Sport, que estava com uma garrafa de champanhe na mão à espera que os dois carros terminassem o troço.


Latvala explica o acidente: "Não estava a conduzir muito rápido mas entrei na curva demasiado cedo e toquei num barril que estava cheio de areia." Para o homem que perdeu o 2º posto com a meta à vista "este é o maior erro que já cometi. Desapontei toda a gente."


Wilson tem sido o maior defensor de Jari-Matti Latvala, perdoando-lhe erros, encontrando sempre uma forma de o ajudar. E mesmo depois da situação de hoje, Wilson confirmou Latvala para correr na Finlândia em Agosto. "De cada vez que ele comete um erro tendo sempre a ser uma situação diferente, mas garantidamente este foi o maior erro da sua carreira," afirmou Wilson.


O homem da M-Sport explicou que há muitos anos que não vê uma classificativa, porque sempre que via acontecia algo. Abriu uma excepção na super-especial da Polónia para estar presente com a equipa nos festejos e afinal viu "in loco" a perda de um excelente resultado. "Escusado será dizer que não esperava ver o que vi na Super-Especial mesmo à minha frente. Inacreditável!"


Wilson e toda a equipa tiveram um verdadeiro "balde de água fria". "Podem imaginar o chique que foi para nós. Estava ali a equipa toda para festejar a fantástica 'dobradinha' num rali novo. Depois aconteceu aquilo. Três dias de excelente trabalho evaporaram-se em frente dos nossos olhos. Simplesmente inacreditável..."

3 comentários:

Luís disse...

Eu ainda não entendi como ele conseguiu, bater e conseguiu quebrar!

Marcel Santos disse...

Já começa a não haver pachorra, nem explicação para o que o Latvala anda a fazer à Ford.

Perder-se assim oito pontos que tanta falta poderão fazer à equipa no seu confronto com a Citroen em demaiasado... e até põe em "cheque" o Malcolm Wilson.

As oportunidades foram já várias e está a parecer-me que depois da Finlândia... vai haver mudanças!

Felipão disse...

È... o Latvala anda decepcionando mesmo...