quarta-feira, 22 de julho de 2009

Walter Cronkite, amante de automóveis



Falecido na passada sexta-feira aos 92 anos, Walter Cronkite foi um dos jornalistas mais icónicos do século XX. Ao longo dos próximos dias irei mostrar a sua presença nos momentos que definiram boa parte da segunda metade do século XX na América e no mundo.


Mas antes de ser o "pivot" da CBS Evening News, Cronkite era um simples jornalista da CBS, de onde estava desde 1950. Fez diversos programas para o canal de TV, e uma delas é particularmente interessante, que descobri esta noite no Saloma do Blog: uma reportagem sobre o automobilismo, emitida no inicio de 1962. Lá tem imagens de Lime Rock e do GP do Mónaco de 1961, corrida ganha por Stirling Moss. Ironicamente, quase 50 anos depois, Moss é um dos poucos sobreviventes desse tempo, a par de Jack Brabham.


Mas se julga que fez esta reportagem por obrigação profissional, está errado. Cronkite era um entusiasta de automóveis e nos anos 50 visitava frequentemente o "paddock" das 500 Milhas de Indianápolis. E mais: foi um distinto piloto, especialmente em corridas de Endurance. Correu em Lime Rock e Watkins Glen, e a sua coroa de glória foi quando guiou nas 12 Horas de Sebring em 1959, ao voltante de um Lancia Appia Zagato, onde foi quinto classificado na sua classe.


O seu entusiasmo por desporto era mais do que evidente, não só no automobilismo: foi o "pivot" da CBS quando este transmitou dos Jogos Olimpicos de Inverno de 1960, que decorreram na estância americana de Squaw Valley, na Califórnia. Pouco depois, abandonou a carreira competitiva no automobilismo para ser o "pivot" da CBS Evening News, cargo que ocupou até 1981.


Mais uma razão para eu admirar este homem...

1 comentário:

Daniel Médici disse...

Admirável essa descoberta!

A título de curiosidade, interessante como Stirling Moss teve sempre um bom aceso às personalidades norte-americanas. Dizem que, quando foi apresentado a Jimmy Carter, o ex-presidente imediatamente o reconheceu.