sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Rali Dakar 2010 - dia 7 (Iquique - Antofagasta)

A etapa de hoje, em que a caravana do Dakar regressa a Antofagasta, nas vésperas do dia de descanso, prometia ser muito longa e muito desgastante para motards e pilotos, pois era uma etapa bastante complicada e variada em termos de pisos, o pilotoda Volkswagen, Nasser Al-Attiyah levou a melhor sobre todos os seus adversários, aproveitando a fase final para se destacar e firmar mais um triunfo para a marca alemã. seguido pelo BMW de Stephane Peterhansel, e os outros VW de Carlos Sainz e Mark Miller.

Quanto aos portugueses, depois das boas prestações da véspera, passaram hoje por um mau bocado, especialmente Carlos Sousa. O piloto da Mitsubishi perdeu imenso tempo na etapa devido a problemas nos seus travões e na falta de peças de substituição, que o fizeram atrasar em mais de uma hora. e está já a mais de 50 minutos do primeiro. no final da etapa, Sousa tinha chegado na 17ª posição a Antofagasta e caiu do quarto para o oitavo lugar. Miguel Barbosa foi assim o melhor português, ao chegar ao final do dia na 13ª posição, a quase hora e meia de al-Attiyah. Agora, Barbosa é 12º da geral.

Quanto a Ricardo Leal dos Santos, este levou o seu BMW X5 à posição imediatamente antes da de Carlos Sousa, terminando a etapa em 16º, consolidando desta forma a sua posição dentro do top 20 da prova. Na geral, Leal dos Santos ocupa agora o 15º lugar, uma excelente posição para um piloto privado.

No caso das motos, Helder Rodrigues perdeu muito tempo de inicio na etapa, quase meia hora, devido a uma queda sem consequências fisicas para o piloto, mas a mota sofreu uma avaria que teve de ser reparada no local. Em consequência, viu o seu terceiro posto ameaçado, mas depois o piloto português recuperou o ritmo e compensou as perdas, à custa do chileno "Chaleco" Lopez. No final, foi décimo classificado e mais importante, manteve o terceiro posto da geral, apenas com Cyril Després e Marc Coma à sua frente.

Em compensação, Ruben Faria foi quarto na etapa, acompanhando Després, que venceu a etapa de hoje e consolidou a liderança. Coma foi segundo e David Fretigne o terceiro, todos á frente de Faria. Na geral, Després lidera, Coma é segundo e Rodrigues terceiro, com Ruben Faria na 14ª posição da geral.


Amanhã, máquinas e pilotos vão aproveitar o dia para descansar e reparar as maleitas mecânicas e do corpo em Antofagasta, no Chile.

Sem comentários: