sexta-feira, 24 de junho de 2011

Formula 1 2011 - Ronda 8, Valencia (Treinos)

Valencia: a tentativa espanhola de fazer uma mistura de Mónaco e Long Beach. Bonita a paisagem, aborrecido o circuito. E cada vez mais uma aberração... mas passadas as considerações pessoais, vamos aos fatos. Mark Webber e Fernando Alonso, cada uma nas sessões de hoje, foram os melhores na tabela de tempos num circuito de Valencia onde o tempo está quente, pois prevê-se 30ºC de temperatura neste final de semana.

Na primeira sessão, com o tempo algo cinzento, os pilotos andaram pouco na pista, ainda suja, especialmente na Curva 12, onde Nico Hulkenberg bateu forte com o seu Force India no muro do lado esquerdo da pista, com danos para as suspensões do lado esquerdo do seu monolugar.

Contudo, com o tempo, Mark Webber conseguiu fazer uma sucessão de voltas rápidas que o colocou na frente, com um tempo de 1.40,403 segundos, que se tornou no tempo final desta sessão. Atrás de si ficou o Renault de Vitaly Petrov, a 0,824 segundos de Webber, enquanto Alonso foi o terceiro melhor, a 0,836 segundos do australiano.

Lewis Hamilton, apesar de nesta sessão não ter usado o sistema DRS por estar a testar novas soluções aerodinâmicas nas suas asas, conseguiu fazer o quarto tempo, já a pouco mais de um segundo de Webber, com Nick Heidfeld logo atrás de si e a oferecer à Renault o melhor resultado de conjunto nesta sessão. Felipe Massa foi o sexto com o segundo Ferrari, com Button a ser o sétimo, e depois vieram as presenças de Adrian Sutil (Force India), Nico Rosberg (Mercedes) e Jaime Alguersuari (Toro Rosso), a fechar o "top ten".

Muito atrás ficou Sebastian Vettel, com o alemão da Red Bull a ter uma performance discreta neste primeiro treino, ao fazer apenas o 16º melhor tempo.

Na segunda sessão de treinos, foi a vez de Fernando Alonso marcar o melhor tempo, com o piloto da Ferrari a conseguir mostrar a competitividade do 150º Itália no traçado de Valência. O piloto as Asturias conseguiu levar a melhor sobre Lewis Hamilton, que ficou no segundo posto com o McLaren.

O tempo de Alonso, 1.37,968 segundos - e melhor que Lewis Hamilton em 227 centésimos de segundo - foi conseguido na fase em que os pilotos da frente montaram os pneus mais macios à disposição em Valência. Aqui, o espanhol conseguiu levar a melhor nesta batalha, depois de Sebastian Vettel e Mark Webber terem trocado de posição entre si por diversas vezes numa fase inicial, numa sessão bastante equilibrada. Contudo, no final, Vettel foi terceiro na sessão e Webber foi o sétimo, tendo entre eles o Mercedes de Michael Schumacher, o segundo Ferrari de Felipe Massa e o segundo McLaren de Jenson Button.

A fechar o "top ten" ficaram o segundo Mercedes de Nico Rosberg e os Renault de Vitaly Petrov e Nick Heidfeld.

A segunda sessão ficou marcada pelos problemas de motor de Jaime Alguersuari, que impediu o piloto catalão de seguir para a pista. A gravidade do problema obrigou mesmo à ida de um responsável da Scuderia Ferrari à garagem da Toro Rosso, com o problema a ser então debatido. Outro dos elementos que não teve muito tempo para marcar um tempo foi Paul di Resta, que teve de esperar para que os mecânicos conseguissem reparar o seu carro, danificado depois do despiste de Nico Hulkenberg na primeira sessão. Apesar de ter tido nove minutos para marcar tempo, conseguiu o suficiente para ficar no 14º posto.

Amanhã é dia de qualificação. E as coisas normalmente costumam ser diferentes...

Sem comentários: