sexta-feira, 3 de junho de 2011

Noticias: FIA confirma Bahrein, calendário de 21 corridas em 2012 e regulamentos para 2013

A FIA confirmou há pouco em Barcelona que o GP do Bahrein irá ser corrido a 30 de outubro, lugar onde estava antes o GP da India, que será recolocado para a última prova do ano, em data ainda não definida: 4 ou 11 de dezembro. Mas também a FIA anunciou esta tarde que o calendário provisório de 2012 terá... 21 provas. Para além da entrada do GP dos Estados Unidos, em Austin, o GP da Turquia também está no calendário, embora de modo provisório, e o GP da Coreia do Sul será antecipado de outubro para abril.

11 de março - Bahrein (Shakir)
18 de março - Austrália (Albert Park)
1 de abril - Malásia (Sepang)
8 de abril - China (Xangai)
22 de abril - Coreia do Sul (Yeongnam)
6 de maio - Turquia (Istambul)*
20 de maio - Espanha (Barcelona)
27 de maio - Monaco
10 de junho - Canadá (Montreal)
17 de junho - Estados Unidos (Austin)
1 de julho - Europa (Valencia)
15 de julho - Grá-Bretanha (Silverstone)
29 de julho - Alemanha (Hockenheim)
5 de agosto - Hungria (Hungaroring)
2 de setembro - Belgica (Spa-Francochamps)
9 de setembro - Itália (Monza)
30 de setembro - Singapura
14 de outubro - Japão (Suzuka)
28 de outrubro - India (Nova Delhi)
11 de novembro - Abu Dhabi
25 de novembro - Brasil (Interlagos)

* sujeito a confirmação

De uma certa forma, parece que Bernie Ecclestone e a FIA querem transformar a Formula 1 numa NASCAR mundializada, pois se nada mudar, a Formula 1 vai bater um novo recorde em termos de provas: vinte e uma corridas ao longo do ano. Já lá vão os tempos em que todos consideravam dezasseis como numero máximo...

Por outro lado, a FIA decidiu também confirmar os regulamentos técnicos aprovados para 2013, que estavam a ser contestados pelas equipas, especialmente pela Ferrari, que não queria a introdução dos motores de quatro cilindros em linha, 1.6 Turbo, que Jean Todt tinha intenção de a colocar, como forma de diminuir os consumos dos carros. E também ficarão em 2013 os novos elementos que foram colocados nos carros, como o KERS e o DRS, o sistema de redução de arrasto aerodinâmico, que permite mais ultrapassagens. Contudo, a FIA colocou em aberto a ideia de poder adiar a introdução dessas novas regras para depois dessa data, caso haja algo que se justifique.

Entretanto, conhecem-se as primeiras reações das equipas. A Red Bull reagiu no Twitter de forma não oficial - O Red Bull Spy - afirmando que "iremos usar os canais oficiais para discutir se esta decisão com as outras equipas e com os membros da FOTA". Isto pode significar que este capitulo poderá não ter sido encerrado hoje.

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