quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Porque estão todos obcecados por Kimi Raikonnen?

Desde há uns dez, doze dias a esta parte que se fala muito da visita de Kimi Raikonnen a Grove, mais concretamente às instalações da Williams. E desde que foi conhecida essa visita que a imprensa está fervilhante em rumores e outras especulações sobre "o regresso de Kimi Raikonnen à Formula 1". Um especulação que já começa a roçar a obsessão, na minha opinião. E hoje parece piorar quando a BBC lança esta noite o rumor de que vai regressar em 2012 por via da Williams, que nessa temporada terá os motores Renault.

Acho - e continuo a achar - que o Kimi Raikonnen não tem qualquer intenção para voltar à Formula 1. Acho até que quem quer alimentar este tipo de noticias deve querer lucrar com o seu "regresso", ou então acha que sabe o que ele andava a pensar, que ele andou nos ralis e na NASCAR porque não havia lugar para ele na Formula 1, tendendo a esquecer que, quando saiu da Ferrari em 2009, estava desmotivado para continuar a correr. E que quando em 2010 se falou nos rumores de um regresso via a Renault, alimentadas pelo Gerard Lopez, da Genii, ele se apressou a desmenti-las.

Mas no meio de toda esta maré de especulações sobre tudo e mais alguma coisa, há algo que está a surgir à superfície, e do qual ainda nada ouvi, que é a sua opinião no meio disto tudo. É certo que ainda não apareceu à superfície e veio dizer que "não penso no regresso" ou "sim, vou regressar à Formula 1". Aliás, pelo que ando a ler nos últimos dias na Net e nos blogs, é uma cacofonia de dificil interpretação. Já me disseram que Kimi quer fazer Daytona, Indianápolis e Le Mans em 2012, já me disseram que vai fazer o WRC na sua equipa, etc, etc... em suma, é uma tremenda confusão do qual ninguém se entende.

Agora faço uma pergunta, que é um pouco diferente daquilo que fiz no inicio da semana: o que é que quer fazer da sua carreira? Quer fazer outras coisas na vida, quer continuar no WRC, com a sua equipa ou quer voltar à Formula 1 de cabeça limpa? Frank Williams é um notório pão-duro, provavelmente o "Tio Patinhas" da Formula 1 e ter alguém que não traz qualquer patrocinio é um negócio muito arriscado. Livrar-se de Rubens Barrichello, alegando não ter dinheiro para o pagar, para contratar outro que tinha o salário mais alto da Formula 1 em 2009 - à volta de 45 milhões de dólares parece ser mais um tiro no pé do que uma manobra bem sucedida de "marketing". E Kimi não trará dinheiro com ele para os depauperados cofres da equipa, garantidamente.

Ainda por cima, estamos a viver o regresso mais ou menos titubeante de Michael Schumacher para a Mercedes, onde apesar de estar a melhorar a sua forma, ainda não subiu ao pódio, quanto mais vencer qualquer corrida desde este seu regresso no inicio de 2010. Kimi Raikonnen, caso volte, teria de estar em forma e altamente motivado, pois aquele carro e aquela equipa estão longe dos seus tempos aureos. E voltar para um contrato a longo prazo para depois o rasgar, alegando não estar em forma, francamente, seria na minha opinião uma tremenda sacanagem.

Em resumo, acho que Kimi deve estar confuso com o rumo que a sua carreira está a tomar. Deve estar numa encruzilhada, e devo entender essa tal visita dele a Grove. E mesmo que decida pelo regresso, acho que vai continuar a pensar sobre o que fazer com ela. Aliás, atrevo-me a dizer que terá muito mais a perder do que a ganhar, como está a acontecer agora a Schumacher. É o que penso.

Sem comentários: