quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

5ª Coluna: A politica da Toro Rosso

Apesar das várias especulações nesse sentido, toda a gente foi apanhada de surpresa quando a Toro Rosso anunciou ontem que iria alinhar em 2012 com uma dupla totalmente nova. Jean-Eric Vergne e Daniel Ricciardo irão alinhar na equipa, em substituição de Sebastien Buemi e Jaime Alguersuari. Como dizia ontem Joe Saward no seu blog, "foi um massacre".

Mas creio que este era um massacre esperado. Alguns dias antes, na segunda-feira, creio eu, li uma declaração do piloto espanhol, dizendo algo como que "não tinha vencido nenhuma corrida pela Toro Rosso". Se procuravam por sinais, esta pode ser encarada como uma prova. Por um lado, não deixo de respeitar tal decisão, pois o objetivo da Toro Rosso é esse mesmo: serve de viveiro para pilotos jovens, vindos da escola de formação da Red Bull, logo, o tempo de vida terá de ser escasso.

Mas por outro, acho que o timing do anuncio dos novos pilotos é o de uma tremanda sacanagem: em dezembro, a dez dias do Natal e com o pelotão em ebulição para preencher os pooucos lugares que restam, especialmente na Williams. Alguersuari e Buemi foram apanhados "de calças na mão", depois de uma boa temporada da parte dos dois pilotos, especialmente o catalão de 21 anos. Quem acabaria a carreira com essa idade, especialmente depois de uma boa segunda metade da temporada?

O problema desta atitude de Rainha de Copas, a personagem do "Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carrol é o de usar e deitar fora. A Red Bull está obcecada em encontrar um "Vettel II", mas até agora só tem encontrado "Mark Webbers". Alguersuari, o mais jovem piloto de sempre na Formula 1, e Buemi, um suiço, são bons pilotos, mas não servem para os critérios da marca de bebidas austriaca. Não os impressionaram nestes dois anos que tiveram na categoria máxima do automobilismo e começavam a ver que os pilotos que estão atrás deles, como estão agora Jean-Eric Vergne e Daniel Ricciardo, querem ter a sua oportunidade e não lhes davam. Para que Ricciardo pudesse ter uma hipótese na Formula 1 neste ano, a Red Bull pagou alguns milhões de dólares (cinco milhões, creio eu) para a meia época que o australiano teve na Hispania.

Quanto a Alguersuari e Buemi, "enxotados" sem apelo nem agravo, vão ter de encontrar um lugar o mais rapidamente possivel. Mas eles estarão aflitos, porque a maior parte dos lugares já foram ocupados. A Force India deverá divulgar os seus pilotos amanhã, a williams no inicio da semana e só deve sobrar uma vaga na Caterham e na Hispania. Talvez seja o lugar ideal para Jaime Alguersuari, mas há algo que me diz que não verei estes dois pilotos na grelha de partida na temporada de 2012. A vida continuará para eles, provavelmente noutras categorias, como a DTM, GT1 ou no WEC.

Por outro lado, hoje, Riccardo e Vergne rejubilam com esta oportunidade. Todos reconhecem o talento de ambos os pilotos e irão demonstrar isso nas pistas de todo o mundo a partir de 2012. Mas a partir de agora, vão ser mais dois que irão viver com uma permanente "espada de Dâmocles", porque a Red Bull, que lhes pagou as suas carreiras, espera que não sejam bons pilotos. Tem de ser magnificos, e o resto do mundo irá assistir a isso. Porque outros dois pilotos estão á esquina, a quererem os seus lugares. A Formula 1 pode ser um lugar cruel, mas parece que os lugares da Toro Rosso fazem lembrar um tanque cheio de crocodilos.

Sem comentários: