terça-feira, 13 de dezembro de 2011

À consideração do Top Gear

Sendo eu um admirador do programa Top Gear, que voltará no final do mês com o seu habitual especial de Natal, na India, eis algo que posso sugerir à equipa que faz o programa. Sei que eles adoram estradas com um panorama de cortar a respriração e que as classificam como "as melhores", "as mais desafiantes" ou "as mais bonitas do mundo".

Falam muito bem da Stelvio, nos Alpes, ou a Trasnsfagarian, nos Cárpatos romenos, mas também quero sugerir que eles tirem uns dias e venham até ao sul de Angola, mas exatamente à Serra da Leba, na estrada que vai do Lubango ao Namibe. Construída nos tempos coloniais, em meados da década de 60, a minha mãe - que não é nada petrolhead - fica com um brilho nos olhos, sempre que se lembra ou se fala dela. Nunca pus lá os pés, mas pelas dezenas de fotos que já vi e esta é uma delas, a paisagem é no mínimo, espectacular.

Não sei se há estradas suficientemente boas para lá andarem um Lamborghini Aventador ou um Porsche 911, mas se o pessoal anda muito pela Africa do Sul, porque não fazer um "pequeno desvio" - uns 2000 km para norte, mais coisa, menos coisa - e dêm uma chance aqui a este paraíso por descobrir?

Eu se fosse o manda-chuva, iria pegar o primeiro avião para Luanda e Lubango matar a curiosidade...

Sem comentários: