quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A continuidade da Ford, o regresso de Solberg e o preço a pagar

Tudo indica que vai haver continuidade na equipa Ford para 2012, e que ao lado de Jari-Matti Latvala irá estar o veterano Petter Solberg, com uma pequena surpresa, que é o regresso do veteranissimo Francois Delecour no Rali de Monte Carlo, no final de janeiro, num terceiro carro que a Ford irá disponibilizar ao longo da temporada.

Contudo, segundo o que se vêm falando de modo mais baixinho nos corredores dos ralis, é que a M-Sport, a equipa de Malcom Wilson, poderá encarar 2012 com a perda de um importante patrocinador, o gabinete de turismo do Abu Dhabi e claro, isso implica menos dinheiro a entrar nos cofres da Ford. E talvez seja isso que está a atrasar a confirmação da equipa para 2012, pois eventualmente, Malcom Wilson está a falar com os homens de Detroit para que injetem mais dinheiro na sua estrutura, para compensar essa perda.

E a eventual contratação de Solberg, um veterano que quer ainda demonstrar que ainda pode lutar pelo título, poderá interessar outros patrocinadores para investir no projeto da Ford, também demonstra que provavelmente, a marca terá de fazer mais por menos, pelo menos em 2012, se quer quebrar a tradição da Citroen vencer sempre o título, com o cada vez mais habitual Sebastien Löeb ao volante.

E ironicamente, esta perda acontece numa altura em que outro país árabe, o Qatar, vai investir forte nos ralis, graças ao seu compatriota Nasser Al-Attiyah, que arranjou um lugar como terceiro piloto da Citroen. E o dinheiro que vai aparecer será tal que a marca do "doule chevron" irá reativar em 2012 a sua estrutura da Junior Team, em principio, com o belga Thierry Neuville - ex-IRC, com a Peugeot Belgique - aos comandos de um DS3 WRC.

Se quisermos ver o retrato de forma mais geral, direi que com a diminuição da importância da Ford, aliado às dificuldades da Prodrive de desenvolver o seu Mini JCW WRC, devido às prioridades da BMW em relação ao DTM, e o fato da Volkswagen só entrar em força em 2013 com o seu Polo WRC, algo me diz que a temporada de 2012 será outro passeio no parque para o habitual alsaciano. Espero estar enganado, mas...

Sem comentários: