terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Cinco exemplos para recordar: momentos de azar

(...) O finlandês [Mika Hakkinen] estava a ter um mau começo de época em 2001. Enquanto que o seu rival e campeão do mundo, Michael Schumacher, estava a ter um arranque imparável - ao fim de quatro corridas, tinha duas vitórias e um segundo lugar – já o finlandês tinha apenas quatro pontos e nenhum pódio. Em contraste, David Coulthard, o seu companheiro de equipa, estava com os mesmos 26 pontos que Schumacher, antes da quinta prova do ano, no circuito de Barcelona.

Na qualificação, apesar de ter sido batido por Michael Schumacher, tinha um lugar na primeira fila, a primeira da temporada. E após a largada, o finlandês estava a ter uma corrida de sonho, com reabastecimentos perfeitos, sem problemas, e tinha aberto uma vantagem de quase 40 segundos sobre o piloto alemão. À entrada da última volta, os mecânicos da marca estavam a preparar-se para comemorar a vitória e o regresso de Hakkinen ao lugar mais alto do pódio, e também a sua quarta vitória consecutiva no circuito espanhol.

Mas… o piloto finlandês, que tinha acabado de dar uma volta ao Williams-BMW do “rookie” Juan Pablo Montoya, começou de repente a desacelerar. E logo a seguir, um fumo azul começava a surgir da traseira do seu carro. Era a sua embraiagem que tinha acabado de ceder e pouco depois, era a vez do seu motor. Encosta o carro a meia volta do fim e sai do carro, desolado, vendo na berma o seu rival, Michael Schumacher, a passar por ele a caminho da sua terceira vitória em cinco corridas. Iria acabar classificado no nono lugar. (...)

O azar de Mika Hakkinen, na última volta do GP de Espanha de 2001, é provavelmente uma das mais conhecidas da história da Formula 1, pois aconteceu à frente de toda a gente, na pista e nas televisões um pouco por todo o mundo. E isso, provavelmente, levou a que o piloto finlandês, bicampeão do mundo em 1998 e 1999, a decidir retirar-se da formula 1 no final daquela época, depois de duas vitórias em Silverstone e em Indianápolis.

Mas esse é um dos cinco azares que existiram ao longo da história da Formula 1, e que os seus pilotos viveram na sua pele. Tiveram umas bizarras, como a câmara de Jean Alesi em Monza, ou o visor de Chris Amon, que arrancou em plena reta e que poderá ter tirado uma vitória quase certa. Tudo isso pode ser lido hoje no Portal F1.com.

Sem comentários: