terça-feira, 4 de junho de 2013

Youtube Karting Crash: mais um video do acidente de Carpina

Estão a aparecer mais videos do acidente de Carpina, onde um piloto que disputada uma prova de karting - aparentemente clandestina - acabou por morrer. Este video, que o Julio Cesar Kronbauer me mandou, mostra outra perspectiva do acidente, onde se vê que o piloto deverá ter quebrado o pescoço ou levado com um grave traumatismo na cabeça que o levou à morte. É que nos segundos ao acidente, ele reage, tentando levantar-se ou sair dali.

Também se mostra que os socorros foram rápidos e fizeram os devidos procedimentos para o imobilizar, logo haveria uma ambulância no local, apesar da "clandestinidade" do evento. Noutro video, que está colocado no site Grande Prêmio - curiosamente, o primeiro que vi - tem um momento em que se mostra o piloto sem um dos sapatos, revelando a violência do acidente. Já agora, sabe-se quem é a vitima: chama-se Fernando Lopes, tinha 32 anos e era de Recife. A corrida em que participava era a quarta de um campeonato chamado "Copa Interioriana de Kart".

E claro, com o tempo, aparecem as reações oficiais. A Federação Pernambucana de Automobilismo (FPA) já "lavou as mãos", afirmando que não foram eles que organizaram esta prova: A FPA diz que “tem hoje apenas dois campeonatos de kart reconhecidos e homologados, ambos disputados sob a supervisão desta FAU com a segurança e padrões de competição dentro das exigências de que este desporto necessita”, começa por dizer.

"A realização de provas de automobilismo em vias públicas, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro, só pode ser realizada com a devida autorização da entidade desportiva estadual, e essa autorização é inexistente,” conclui a nota, que claro, trata a corrida como um "evento clandestino".

Sem comentários: