quinta-feira, 1 de agosto de 2013

WRC 2013 - Rali da Finlândia (Dia 1)

O primeiro dia do Rali da Finlândia está a ser marcado pelo duelo entre Thierry Neuville e Mikko Hirvonen, e pela desistência do Volkswagen de Jari-Matti Latvala, vitima de uma quebra da suspensão traseira-esquerda. O acidente de Latvala aconteceu na segunda classificativa do dia, quando sofreu um toque numa das curvas traiçoeiramente velozes do rali finlandês. Apesar de ter feito umas reparações, o carro não aguentou mais e no inicio da terceira especial do dia, deu a coisa por terminada, optando por voltar no método "rally2".

Mas o rali está a ser marcado pelas diferenças entre os pilotos: no final da quinta classificativa, as diferenças entre o primeiro e o décimo classficado não iam para além de... 43 segundos. E quem levou a melhor no final deste primeiro dia é o mais improvável: Neuville, no seu Ford.

As coisas em terras finlandesas começaram com o Volkswagen do lider do mundial, Sebastien Ogier, a abrir as hostilidades, numa classificativa inicial que combinava asfalto com terra. O piloto francês conseguiu uma vantagem de 1,2 segundos sobre Jari-Matti Latvala e 1,4 segundos sobre Mikko Hirvonen, no seu Citroen DS3 WRC. No final, Ogier disse que “correu tudo bem. Acho que ninguém atacou demasiado e assumiu demasiados riscos”.

Contudo, nas classificativas seguintes, o ritmo aumentou e começaram as mudanças de liderança. Hirvonen passou Ogier, que por sua vez reagiu e assomou a liderança, acompanhados pelo Ford de Thierry Neuville, que está a conseguir acompanhar o ritmo destes dois pilotos. E o belga até admitiu que poderia ter andado mais rapidamente: “Nalguns locais fui cauteloso e temos que verificar algumas notas pois há locais onde posso passar mais depressa!”, afirmou.

Só que esse ritmo foi demais para alguns pilotos, como Jari-Matti Latvala, que nessa altura deu cabo da suspensão, levando assim à sua desistência.

Quanto ao tempo, os céus finlandeses pareciam de inicio colaborar, Contudo, na quinta classificativa, a chuva, que já tinha feito a sua aparição, de forma mais fraca, caiu mais forte e Hirvonen - que tinha escolhido na véspera ser o último a partir - teve de andar numa toada cautelosa, o que fez perder quase vinte segundos e cair para o quinto posto. O que deixou furioso... com os organizadores: "Existia tanta água nas bermas que perdemos quase vinte segundos. Realmente, foi uma excelente decisão por parte dos organizadores", ironizou. Aqui, o melhor foi Ostberg, com Jarko Nikkara no segundo posto, mesmo com um carro datado como o Mini JCW WRC, conseguiu superar Kris Meeke, o terceiro classificado.

Na ultima classificativa do dia, Neuville conseguiu ser o melhor, 0,6 segundos superior a Evgueny Novikov, mas mais do que suficiente para superar Ogier e Hirvonen. O finlandês da Citroen foi apenas 0,9 segundos mais lento, mas o francês da Volkswagen foi 2,7 segundos pior, e isso foi mais do que suficiente para que o belga colocasse o seu Ford Fiesta WRC na frente no final deste primeiro dia.

Para além dos quatro primeiros classificados, atrás deles existe uma concorrência que não os quer deixar escapar. Juho Hanninen, piloto de testes da Hyundai, é o quinto classificado, num Ford Fiesta WRC, a 17 segundos do líder, e a ser assediado por... Chris Meeke! Sexto classificado, a 17,5 segundos dos lideres (o que significa que tem Hanninen a... meio segundo!), está demonstrar que apesar de estar mais de ano e meio de fora de um rali do WRC, não perdeu o jeito. Evgueny Novikov é o sétimo, a 20 segundos, mas está a ser assediado pelo Volkswagen de Anders Mikkelsen. E a fechar o "top ten" estão o Citroen de Dani Sordo e o Mini de Jarko Nikkara, que está a 47 segundos dos lideres.

O rali da Finlândia prossegue amanhã. 

Sem comentários: