terça-feira, 5 de novembro de 2013

WRC: Hyundai anuncia Thierry Neuville para 2014

Era um anuncio já esperado desde há algum tempo, mas esta manhã a Hyundai confirmou que o belga Thierry Neuville será o primeiro piloto oficial da marca coreana, que fará o seu regresso aos ralis em 2014, alargando as marcas oficiais presentes no Mundial de Ralis para quatro.

O piloto belga, de 25 anos, é atualmente piloto da M-Sport, da Ford, e está no segundo lugar no campeonato, graças a prestações consistentes, mas ainda não alcançou a vitória nesta temporada. Mesmo assim, as prestações de Neuville tinham despertado o interesse das outras equipas do pelotão, como a Citroen e a própria M-Sport, que queria renovar o seu contrato com ele, e era a "chave" do mercado de pilotos. Contudo, a Hyundai aacabou por levar a melhor, já que lhe ofereceu melhores garantias para o futuro a longo prazo.

"Acredito que a Hyundai Motorsport é perfeita para mim porque é uma equipa jovem e ambiciosa, com objetivos a longo prazo e eu pretendia ligar-me a um construtor. Sei que há muito a fazer na equipa mas estou convencido que o sucesso chegará.”, disse Neuville.

Contudo, a temporada de 2014 não será fácil para a marca coreana. É que o modelo i20 WRC só durará um ano, pois a marca decidiu apostar tudo no novo modelo em 2015, e enquanto andará com este modelo na estrada, outros pilotos desenvolverão em Alzenau, na Alemanha, o novo modelo. Alain Penasse, o diretor esportivo belga da Hyundai, afirma que não sonha muito alto para a próxima temporada: "2014 será para nós uma temporada de aprendizagem, bem como Volkswagen fez em 2012. Ele realmente começa a contar a partir do Monte-Carlo em 2015 com o novo carro."

Com este anuncio, o mercado de pilotos poderá ter sido "destrancado", e as outras marcas anunciarão os seus alinhamentos para 2014, especialmente na Ford e Citroen, e pilotos como Dani Sordo, Mikko Hirvonen, Kris Meeke e até... Robert Kubica poderão ter volantes oficiais em 2014. Seja na Citroen ou na M-Sport. 

Sem comentários: