segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Noticias: Bernie paga 74 milhões de euros para não ser preso

Os rumores já se ouviam desde meados da semana passada, mas hoje se confirmam: Bernie Ecclestone e a procuradoria de Munique chegaram a um acordo relativo ao "caso Gribowsky", no qual o patrão da Formula 1, de 83 anos, irá pagar cem milhões de dólares (74 milhões de euros) para que se encerre o caso e evite uma sentença que o poderia colocar na prisão por um período de até dez anos.

Curiosamente, este valor é mais do dobro que pagou a Gerhard Gribowsky, em 2005, quando ele pagou cerca de 50 milhões de dólares para obter diretamente os direitos da Formula 1 que pertenciam ao banco BayernLB, que os tinha obtido como garantia após a falência do Grupo Kirch, em 2002. Com isso pago, Ecclestone cedeu-os ao fundo de investimento CVC Capital Partners, do qual eles pagam o equivalente a 15 por cento das receitas brutas da Formula 1, amealhando, segundo as mais recentes contas, cerca de 150 milhões de euros.

Segundo conta o jornal "Suddeutsche Zeitung" na sua edição de sábado, Bernie viajou no dia anterior a Munique para ratificar o pagamento, do qual em troca, a Promotoria de Munique deixaria cair todas as acusações. O periódico conta ainda que este pagamento é o mais alto de sempre feito por alguém num crime de natureza fiscal.

Assim sendo, com este acordo extra-judicial, chega ao fim um caso que se arrastava desde 2010, altura em que se descobriu os mais de 50 milhões de dólares nas contas de Gribowsky, do qual ele não deu qualquer explicação plausível sobre a origem do dinheiro. Julgado na primavera de 2012, Gribowsky acabou por ser condenado a oito anos de prisão por parte da Procuradoria de Munique, depois de Ecclestone ter dito que tinha dado esse dinheiro a Gribowsky, alegando que tinha sido chantageado por ele, afirmando que iria denunciar os seus esquemas de fuga ao fisco por intermédio da Bambino Trust. 

E isto é só mais um sinal de que, de facto, Bernie Ecclestone sabia que tinha feito algo de mal para manter os direitos da Formula 1 na sua posse. E que ele sabia que, a decorrer o julgamento - que terminaria a 10 de setembro - os juízes acabariam com um veredicto de "culpado" e o colocariam numa prisão alemã por um periodo que poderia ir até dez anos de prisão. Para um homem a caminho do seu 84º aniversário, seria sinal de que os seus dias na Formula 1 estariam contados.

Mas isto também não significa o final da história. Em muitos aspectos, uma certa Formula 1 esperava pelo final deste caso para começar a agir e a pensar numa competição "pós-Bernie". A propria CVC Capital Partners poderá já ter chegado à conclusão que é hora de se livrar de Bernie Ecclestone e fazer com que esta seja mais "institucional", desbloqueando alguns dos planos, como por exemplo, a entrada na bolsa.

Sem comentários: