quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Noticias: Tom Kristensen retira-se no final do ano

Os rumores confirmaram-se: Tom Kristensen anunciou esta manhã que irá abandonar a competição no final desta temporada. As Seis Horas de São Paulo, no final do mês, irá ser a sua última corrida da carreira. Na companhia de Dr. Wolfgang Ulrich, e de forma emocionada, falou sobre a sua decisão.

"Tive o privilégio de conduzir alguns dos melhores carros da melhor equipa dos últimos 15 anos. Tive grandes colegas de equipa e trabalhei com pessoas fantásticas. Conquistou muitos títulos e vitórias e vivi momentos de grande emoção. A minha quantidade de vitórias nas 24 Horas de Le Mans não seria possível sem a Audi. Sair da equipa é muito difícil para mim, mas é um dia que tem sempre que chegar. Só posso agradecer a todos na Audi por todo o tempo que passámos juntos e quero dedicar-me à minha nova função como embaixador da Audi e da Audi Sport", começou por declarar.

"Para mim, é um dia feliz. Tenho muito orgulho da minha carreira e do que consegui. Vou levar para sempre na memória todos esses momentos. Eu me sinto também privilegiado por ter trabalhado com pessoas inspiradoras e talentosas. Se pudesse viver tudo de novo na minha carreira, com certeza não mudaria nada, nenhuma única decisão.", continuou.

"Ainda me sinto em forma e com a força mental necessária para guiar estes carros. Eu escolhi anunciar a minha retirada agora, a fim de fazer uma despedida adequada deste desporto que tanto amo na nossa última prova, em São Paulo, no Brasil", concluiu.


Já Wolfgang Ullrich, o patrão da Audi Sport, acrescentou que "naturalmente, quando um piloto como Tom Kristensen se retira é uma grande perda para a Audi Sport e para todo o mundo das corridas de resistência. Compreendemos a sua decisão de querer parar enquanto está no pico da sua carreira, como campeão em título do WEC na sua última época. Ele é o último membro da primeira geração de pilotos da Audi no endurance em atividade. Vamos ter saudades deles como piloto mas ele vai continuar a apoiar-nos com a sua experiência. Ficamos contentes que ele mantenha a Audi na alma".

Nascido a 7 de julho de 1967 na cidade dinamarquesa de Hobro, competiu na Formula 3 alemã e japonesa - onde foi campeão na primeira em 1991 e na segunda em 1993 - antes de se dedicar no ano 2000 ao DTM e à Endurance, ambos ao serviço da Audi. A sua primeira vitória em Le Mans foi em 1997, num TWR Porsche, ao lado de Stefan Johansson e Michele Alboreto, enquanto que pela Audi começou por vencer em 2000, ao lado do alemão Frank Biela e do italiano Emmanuelle Pirro. A partir dali, venceu em sequência até 2005 - em 2003 ganhou com o Bentley Speed 8 - para voltar a vencer em 2008 e em 2013, desta vez ao lado do escocês Allan McNish e do francês Löic Duval

Para além disso, Kristensen venceu por seis vezes as 12 Horas de Sebring (1999-2000, 2005-06, 2009 e 2012), e venceu quatro corridas no DTM, onde foi terceiro classificado da geral nas temporadas de 2005 e 2006.

Sem comentários: