sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Dakar 2015 - Dia 6

A sexta etapa do Dakar, entre Antofagasta e Iquique, foi bem interessante para as cores portuguesas, dado que Hélder Rodrigues foi o grande vencedor da etapa, enquanto que Paulo Gonçalves e Ruben Faria ficaram bem classificados no "top ten".

Nessa especial de 319 quilómetros, conhecida por ter trilhos rápidos de pedra e zonas de dunas, Helder Rodrigues foi mais veloz do que Toby Price, numa diferença que se calculou de um minuto e dez segundos, enquanto que Paulo Gonçalves fechou o pódio com uma desvantagem de um minuto e 42 segundos sobre o seu compatriota. Joan Barreda Bort foi o sexto, enquanto que Marc Coma ficou duas posições mais abaixo, mesmo assim na frente de Ruben Faria, o nono classificado, a nove minutos e 34 segundos do vencedor.

Ruben Faria foi o primeiro a comentar sobre a sua performance nesta etapa: “Hoje foi novamente um dia muito positivo. Comecei na 15ª posição mas rapidamente encontrei o meu ritmo para chegar ao final na nona posição. Senti-me muito bem fisicamente e sem cometer excessos fechei esta primeira fase da prova de acordo com as minhas expectativas. Voltámos a ter alguma navegação na fase final mas depois da neutralização estive sempre muito concentrado e aumentei mesmo o meu ritmo. Desta forma fui subindo na classificação e fechei o dia em nono”, finalizou.

Na geral, Barreda Bort está a liderar, mas têm uma vantagem de 12 minutos e 27 segundos sobre Marc Coma, enquanto que Paulo Gonçalves está agora a quatro minutos do catalão, o que significa que está tudo em aberto na liderança da categoria, agora que se aproxima o dia de descanso. Helder Rodrigues é agora sexto, com a sua vitória de hoje, enquanto que Ruben Faria vem logo atrás, a 40 minutos do líder.

Nos automóveis, o grande vencedor do dia foi... o líder, Nasser Al Attiyah. Mas a vantagem que alcançou não foi grande coisa, pois o segundo classificado, o sul-africano Giniel de Villiers, ficou a 37 segundos do piloto qatari. Nani Roma foi o terceiro, a um minuto e 24 segundos, enquanto que Robby Gordon foi o quarto, mas a um minuto e 45 segundos do vencedor. Já Carlos Sousa foi o 13º na etapa, a dezoito minutos e onze segundos de Attiyah.

Na geral, Al Attiyah é o primeiro, com uma vantagem de onze minutos e doze segundos. Yazid al-Rahji é o terceiro, a uma distância de 28 minutos e 14 segundos, enquanto que Carlos Sousa é agora o oitavo da geral, a uma hora e 42 minutos da liderança.

Amanhã, os carros e camiões vai sair de Iquique para irem a destinos separados: os carros para Uyuni, na Bolivia, os camiões para Atacama. As motos ficam a descansar neste sábado, numa etapa que vale 396 quilómetros de ligação e 321 quilómetros cronometrados.

Sem comentários: