domingo, 5 de julho de 2015

WRC 2015 - Rali da Polónia (Final)

O duelo foi longo e duro, mas no final venceu o mesmo: Sebastien Ogier subiu ao lugar mais alto do pódio no Rali da Polónia, conseguindo uma vantagem de 11,9 segundos sobre o seu companheiro de equipa, Anders Mikkelsen. Ott Tanak conseguiu o seu melhor resultado do ano, ao ser o terceiro classificado no seu Ford.

O último dia do Rali da Polónia começou com Ogier ao ataque, vencendo as últimas classificativas e afastando-se de Mikkelsen. O norueguês, mesmo antes do Power Stage, já estava conformado com o resultado: "Gostávamos de lutar pela vitória, mas não a qualquer custo. Seja o que acontecer, fizemos um excelente rali. Mostrámos a nossa competitividade", afirmou Mikkelsen no final da penúltima especial do dia.

Atrás, a grande novidade foi o capotamento de Thierry Neuville, que o fez perder tempo e caiu para o sexto posto, superado pelo seu companheiro Haydon Paddon.

Na Power Stage, Ogier levou a melhor e conseguiu mais três pontos, para além dos 25 da vitória, seguido por Mikkelsen, que parecia que era o segundo piloto da marca, pois Jari-Matti Latvala perdeu o duelo para o ultimo lugar do pódio para Ott Tanak devido a uma saída de estrada. No final, Latvala ficou a 44,7 segundos do vencedor.

Haydon Paddon foi o quinto, a um minuto e 14 segundos do vencedor, demonstrando cada vez mais que é o melhor piloto da Hyundai do momento, especialmente depois do segundo lugar na Sardenha. Quase trinta segundos atrás de si ficou Thierry Neuville, noutro Hyundai, enquanto que Kris Meeke era o melhor dos Citroen, na sétima posição. 

Robert Kubica, o heroi local, terminou no oitavo lugar, a dois minutos e oito segundos do vencedor, começando a provar que consegue ser veloz sem sair de pista. E ele mesmo afirmou que este resultado foi bom, apesar das limitações que tem por causa do seu acidente, quando explicou um pião que teve ontem à tarde, à entrada de uma das classificativas. “Fizemos um pião perto da partida. Com a minha limitação não consegui corrigir a direção das rodas. Tivemos de parar e fazer marcha atrás”, explicou.

Mads Ostberg e Dani Sordo fecharam o "top ten", com o espanhol da Hyundai a ficar a dois minutos e 48 segundos do vencedor.

Com o final deste rali, Ogier é cada vez mais primeiro, com 161 pontos, seguido por Mikkelsen, com 83, e Ostberg, com 69. O WRC regressa no final do mês, entre 31 de julho e 2 de agosto, na Finlândia.

Sem comentários: