terça-feira, 7 de julho de 2015

WRC: Tommi Makinen vai ser o novo diretor desportivo da Toyota

A Toyota anunciou esta terça-feira que o finlandês Tommi Makinen será o diretor desportivo da marca japonesa quando esta regressar aos ralis, em 2017. Aos 51 anos de idade, o tetracampeão do mundo do WRC entre 1996 e 1999, estará de volta à competição enquanto coordenador da marca. O anuncio foi feito pelo presidente, Akio Toyoda.

"Estou muito feliz e entusiasmado por ver o Tommi a liderar a nossa equipa do WRC", referiu Toyoda no comunicado oficial da marca. "Ele tem ampla experiência e ideias novas sobre o desenvolvimento do carro, algo que será muito útil para nós. Estou muito contente por trazer a Toyota de volta ao WRC. Por favor apoiem a Toyota Gazoo Racing".

Nascido a 26 de junho de 1964, em Jyvaskyla, Makinen começou a correr em 1987, antes de conseguir os seus primeiros pontos em 1990, ao volante de um Mitsubishi Galant da Pro Sport Team. No ano seguinte, integra a equipa oficial da Mazda, onde é quinto no rali da Finlândia desse ano, passando em 1992 para a Nissan. Em 1994, faz uma aparição na equipa oficial da Ford no Rali da Finlândia desse ano, onde... acaba por vencer.

Isso fez com que a Mitsubishi o contratasse em 1995 para a sua equipa oficial e desenvolver o modelo Lancer. A sua primeira vitória no WRC foi no rali da Suecia, em 1996, acabando por vencer mais quatro provas e ser campeão do mundo. Repetiu o feito nas três temporadas seguintes, vencendo mais treze ralis pelo caminho.

Depois de mais duas temporadas frustrantes, perante a concorrência de marcas como a Peugeot, Citroen e Ford, entre outros, Makinen foi para a Subaru em 2002, onde venceu o Rali de Monte Carlo, mas não conseguiu muito mais, terminando a sua carreira em 2003, aos 39 anos, depois de 24 vitórias no Mundial de ralis. Desde então, tem estado na sua Finlândia natal a treinar pilotos para apurar os seus talentos nos ralis ao lado de pilotos como Mikko Hirvonen. 

Sem comentários: