quarta-feira, 9 de setembro de 2015

WRC: Mads Ostberg não corre na Austrália

Afinal, as lesões do norueguês eram mais graves do que se supunha. Exames complementares de diagnóstico detectaram duas costelas fraturadas no piloto da Citroen que o impedem de participar no Rali da Austrália, que arrancará amanhã em Coffs Harbour, na Nova Gales do Sul. A Citroen decidiu chamar para o local o francês Stephane Lefebvre para correr no seu lugar, depois de ter terminado no décimo lugar no rali da Alemanha.

O piloto francês já reagiu, afirmando que será uma experiência dificil, dado que terá pouco tempo para se adaptar. “Nunca conduzi o DS3 WRC em terra, por isso estou à espera de um fim de semana complicado. Normalmente faço a preparação para um rali com muitas semanas de antecedência. Desta vez não vai ser possível, mas a experiência vai ser boa e agradeço à Citroën Racing a confiança demonstrada”, afirmou.


Sobre as especulações e as polémicas sobre o acidente, Ostberg esclareceu na sua página de Facebook sobre as suas circunstâncias.

"Vejo que há muita especulação sobre a velocidade a que ia e quem é a culpa. Temos restrições de velocidade (no máximo 80 km/h) e é sempre uma velocidade verificada. O acidente não foi causado por excesso de velocidade. Como a imagem onboard mostra, o camião estava no lado errado da estrada. Eu tentei evitar o impacto ao virar à direita, onde existia uma pequena abertura. Realmente não importa de que lado estavamos. A estrada era simplesmente estreita para evitar acidentes. O camionista não tinha informações de que haveria um reconhecimento na sua rota, e também não é o culpado.


Isto não é uma questão de colocar a culpa em quem, mas sim uma questão de segurança para ambos os pilotos do WRC e as pessoas que vivem na zona!", concluiu.

Lefebvre, de 23 anos (nasceu a 16 de março de 1992), é o atual campeão junior do WRC, depois de vencer o europeu junior em 2013. Apoiado por Sebastien Löeb, este ano andava no WRC2, onde venceu o Rali de Monte Carlo nessa categoria. Este ano, é o nono classificado no campeonato WRC2, que é liderado pelo qatari Nasser Al Attiyah. 

1 comentário:

Turbo-lento disse...

Voltamos ao rally safari com elefantes e pessoas em motas nas estradas com o rally a decorrer?