domingo, 6 de setembro de 2015

Formula 1 2015 - Ronda 12, Monza (Corrida)

Monza é um sitio único, como sempre. De uma certa maneira - e muito por causa dos "tiffosi ferraristi", moldou as nossas mentes para que a encaremos aquele circuito como uma "catedral". E que os fins de semana de Grande Prémio de Itália, principalmente esses, sejam considerados como "missa", onde os fiéis acorrem em massa para ver os seus ídolos, "deuses na terra". Especialmente os que vêm de Maranello...

Naquele céu azul, tipico do setembro italiano, havia a expectativa de saber se haveria algo que saísse da monotonia dos vitoriosos Mercedes. Afinal de contas, ontem houve uma pequena alegria quando os Cavalinos Rampantes conseguiram entrar entre os Flechas de Prata, e havia a expectativa de que na partida, eles pudessem... quem sabe, estar na frente deles. Mas antes disso, o paddock de Mona lembrou Justin Wilson, que doze anos antes de morrer, andou na Formula 1 como piloto da Minardi e Jaguar. Eu quero acreditar que aquilo que li foi uma má tradução...

A partida começou com Hamilton a segurar Vettel, mas Raikkonen fica parado na pista, caindo para o final do pelotão, enquanto que Rosberg também não largou muito bem, sendo superado pelos dois Williams de Bottas e Massa. A partir dali, o finlandês começou a recuperar posições, chegando ao 12º lugar na quarta volta, depois de passar Daniel Ricciardo. Em contraste, Jenson Button era nono classificado nestas primeiras voltas, ao mesmo tempo que os Lotus se paravam: Grosjean na pista, Maldonado nas boxes. Duas voltas depois, o finlandês estava na zona dos pontos, passando Jenson button para o nono posto.

Na frente, Hamilton afastava-se de Vettel, conseguindo um avanço de 4,3 segundos, com Massa no terceiro posto, enquanto que Rosberg era quinto, mas a lutar contra o desgaste prematuro dos travões dianteiros. Mas ao poupá-los por algumas voltas, começou depois por atacar Bottas, tentando chegar ao quarto posto, mas o finlandês da Williams defendeu-se, não dando essa chance.

O primeiro a parar dos da frente foi Nico Rosberg, na volta 19, o que dava a ideia de que iria parar por duas vezes, mas também provavelmente para ganhar a Bottas quando este fosse às boxes. Massa parou na volta a seguir, ao mesmo tempo em que Raikkonen tinha passado o Sauber de Ericsson. Bottas parou na volta 23, mas parece que a paragem não foi perfeita.

Na volta 25, Hamilton, Vettel, Raikkonen e os Red Bull ainda não tinham parado, numa altura em que o alemão da Ferrari ia às boxes. Na volta seguinte, Hamilton ia ás boxes, mantendo a liderança. Raikkonen não parava, mas estava na frente de Rosberg, e tinha ordens para o aguentar o mais possivel. Contudo, o alemão passou-o na volta 28, uma antes de Kimi parar nas boxes.

A partir dali, a corrida não teve mais história. Hamilton liderava com uma vantagem cada vez maior sobre Vettel - 20 segundos na volta 36 - enquanto que Rosberg era o terceiro, conseguindo ficar na frente dos Williams. Depois deles, vinham Kimi Raikkonen, na frente de Nico Hulkenberg e Marcus Ericsson, com o Red Bull de Daniel Ricciardo a fechar os pontos.

Até ao fim, houve luta entre Kimi e Sergio Perez para o sexto posto, onde o finlandês levou a melhor do que a Force India, mas a duas voltas do fim, o motor de Nico Rosberg, o seu maior rival no campeonato, rebenta, e tendo ali o seu primeiro abandono do ano. Após doze corridas!  

Com isto, Hamilton cruzava a linha de meta, conseguindo a sua terceira em Monza e a 40ª da sua carreira, na frente de Sebastian Vettel, aplaudido pelos "tiffosi" (dois anos depois de ter sido assobiado...) e no lugar mais baixo do pódio ficou Felipe Massa, depois de conseguir segurar Valtteri Bottas no seu ataque ao terceiro posto. Kimi Raikkonen minorou os estragos com o quinto lugar, na frente dos force India de Sergio Perez e Nico Hulkenberg, com Daniel Ricciardo no oitavo posto, Marcus Ericsson e Danill Kvyat a fechar os pontos. 

Mas logo após a meta, os Mercedes foram chamados para ir ter com os comissários da FIA para explicar a pressão dos pneus que tinham na largada, que estavam abaixo do regulamento. 0,3 PSI no caso do Hamilton... e isso poderia significar ou penalização por segundos ou mera exclusão. Veremos o que as próximas horas dirão.

Sem comentários: