terça-feira, 27 de setembro de 2016

O homem do momento

Tem 22 anos, é espanhol e tem um "pedigree" a defender. Chama-se Carlos Sainz, é filho de Carlos Sainz... e algumas das equipas do pelotão da Formula 1 o querem a partir de 2017. 

E tudo isto por causa da Renault. Depois de comprar as ações à Lotus, a equipa decidiu fazer de 2016 o seu "ano zero", mantendo o britânico Joylon Palmer e foi buscar o dinamarquês Kevin Magnussen, depois do dinheiro de Pastor Maldonado se ter acabado. Com a entrada dos novos regulamentos, em 2017, a equipa pretende ter uma dupla reforçada, para um plano de ambição a muitos anos para o título mundial. Fala-se muito do mexicano Sérgio Perez, mas com a Force India a querer segurá-lo por mais um ano, há outros pilotos na liça, como o francês Esteban Ocon, mas o próprio Sainz é uma grande chance, dado o talento que já demonstrou neste tempo em que está na Toro Rosso.

Mas a equipa de Faenza não o quer deixar ir embora. Sabem do talento dele, e eles afirmam que ficaram prejudicados com a partida súbita de Max Verstappen para a Red Bull. Logo, ter uma dupla totalmente nova em 2017, numa altura em que eles terão carros novos e pneus novos, pode prejudicar o seu desenvolvimento como uma equipa do meio do pelotão.  

O Carlos tem um contrato e não acredito que a Red Bull esteja a planear deixá-lo ir embora, em particular considerando o seu desenvolvimento”, conta Tost ao jornal italiano Tuttosport. “É um profissional de altíssimo nível, e em 2017 vamos precisar de um piloto como ele. Tendo em conta todas as mudanças regulamentares que iremos ter no próximo ano, será essencial ter um piloto experiente, idealmente dois”, concluiu. 

Curiosamente, sobre Daniil Kvyat, Tost disse que o russo voltou a acreditar nas suas qualidades enquanto piloto no último GP de Singapura, o que poderá fazer afastar a ideia de que ele poderia ser substituído em 2017 pelo francês Pierre Gasly.

O Daniil fez uma corrida fantástica. Recuperou e lutou muito bem contra o Alonso e o Max. Defendeu-se muito bem, mas infelizmente não conseguiu ultrapassar o Perez por ser tão lento nas retas do circuito.Estou muito contente por ele porque fez uma boa corrida e marcou bons pontos. Esperava mais do que dois pontos desta corrida, mas as coisas são como são”.

Mas voltando a Sainz Jr, o piloto de Madrid já conseguiu 30 pontos nesta temporada, sendo o 12º classificado no mundial, e teve como melhor resultado um sexto posto no GP de Espanha, em Barcelona.

Sem comentários: