segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Como um BMW blindado salvou um bando de pessoas do Daesh

Por estes dias, há uma grande batalha em Mossul, no norte do Iraque, entre os regulares iraquianos, acompanhados pelos Pschesmerga curdos, contra o Daesh (ou Isis), para o controlo da cidade, que está nas mãos deles há dois anos. Mas no meio dos combates, surgiu hoje uma história que merece ser contada por estas bandas, porque aqui, falamos de automóveis e automobilismo.

Um combatente curdo, Ako Duzi de seu nome, conseguiu salvar cerca de 70 combatentes graças ao seu... BMW Série 5 blindado. Tudo isto aconteceu há umas duas semanas, quando o Daesh atacou em Kirkuk, para distarir os curdos da pressão que estavam a fazer sobre Mossul. Ele não estava na zona quando os combates aconteceram, mas ele chegou com o seu carro blindado (por ele mesmo, diz ele) e conseguiu socorrê-los, mesmo com os vidros estilhaçados pelas balas que o atingiam por snipers do Daesh, sem contudo o ferir. E claro, o seu temperamento à prova de bala também ajudou.


No final, o carro não aguentou muito - atingido por mais de 60 vezes, o seu motor quebrou devido aos estragos feitos pelas balas. Mas ele estava satisfeito por ter cumprido a sua missão. "As balas do Daesh vinham na minha direção. Vi a morte com os meus próprios olhos. Mas não podia deixar os feridos naquele limbo. A única coisa que importava era metê-los no meu carro e levá-los para o hospital", disse a um sitio local.

A BMW soube da história e quis ficar com o carro, dando-lhe em troca um Série 5 novinho em folha, mas ele preferiu doar o carro a um museu local. Coisas como estas não aparecem todos os dias, é um facto.

Já agora, vi isto no Jalopnik

Sem comentários: