quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Apresentações 2017: o Force India VJM10

Depois de ontem ter sido apresentado o novo carro da Renault, o RS17, hoje foi a vez da Force India mostrar o seu novo carro, o VJM10, na sua sede em Silverstone. Com um design quase a recordar os carros do inicio da década, o novo chassis da Force India tem uma ponta mais alongada do que os carros mostrados até agora, e uma barbatana mais alongada até quase à asa traseira. Para alem disso, tem um "alto" na frente do chassis que se faz destacar, algo do qual nenhum dos chassis até agora apresentados tenha mostrado.

Vijay Mallya, o dono da equipa, mostra-se ambicioso para esta temporada, onde espera alcançar o "top three", depois de ter sido quarto em 2016: “Se não sonhássemos alto não teríamos terminado em quarto o campeonato do ano passado. Estar com a Mercedes, Red Bull e Ferrari é, em si, uma enorme conquista. Nunca tivemos conversas, nem em privado, de não podermos entrar no top 3. Esse será o nosso objectivo e daremos o nosso melhor”, começou por dizer.

Sobre a competitividade do VJM10, o patrão da Force India espera ter respostas a partir dos segundos testes de pré-época: “O segundo teste em Barcelona dir-nos-á alguma coisa. Temos planos para desenvolver o monolugar de forma contínua durante a temporada e é algo imperativo que planeámos e para que estamos preparados”.

E não deixou passar em branco as declarações de Cyril Abiteboul, o patrão da Renault, sobre as ambições da marca do losango e as dúvidas sobre a capacidade da Force India de se manter no topo em 2017: “Li o artigo. Bem, boa sorte para ele. Talvez venha a ‘comer’ as suas palavras. Não se trata da quantidade de braços que temos mas da qualidade do nosso armamento”, ironizou.

Sergio Perez, o piloto principal da equipa, aproveitou a apresentação do chassis VJM10 para elogiar a organização da equipa indiana, comparando-a à McLaren, onde esteve por uma temporada, mas sem resultados relevantes. Para além disso deu as boas-vindas ao seu novo companheiro de equipa, o francês Esteban Ocon.

Nos quatro anos em que estou na equipa, nunca vi uma organização tão estável [como esta] em todas as equipas em que estive na Formula 1. Isso deixa-me muito confiante e sabendo que as pessoas certas trabalharam neste carro”, começou por dizer o piloto de 26 anos.

Nós terminamos na quarta posição [do campeonato de Construtores] no ano passado, no final da temporada éramos a equipa mais rápida na pista, tivemos alguns pódios, então isso faz com que eu me sinta confiante. Eu acredito totalmente nesta equipa. As pessoas que trabalharam colocaram muito esforço neste carro, então eu espero uma grande temporada para eles”, continuou.

O carro agora seguirá para Barcelona, onde participará nos testes de pré-temporada a partir da semana que vêm. Amanhã haverá nova apresentação, com o Mercedes W08.

Sem comentários: