sexta-feira, 29 de abril de 2022

WRC: Rali de Portugal com recorde de inscritos


O rali de Portugal terá um número mágico: cem duplas de pilotos e navegadores inscritos, de 25 nacionalidades. Na apresentação da prova, feita pelo Automóvel Clube de Portugal em Coimbra, o centro nevrálgico do rali, a organização está feliz por ter uma lista de inscritos de luxo, a começar pelas doze duplas na categoria Rally1. E na prova que o WRC escolheu para comemorar os 50 anos do Mundial.

A Exponor, em Matosinhos, acolhe o centro de operações e o parque de assistência das equipas participantes. É aí que tudo começa e acaba e onde os adeptos podem ver de perto os protagonistas do Vodafone Rally de Portugal. Na quinta-feira, 19 de maio, a prova começa com o Shakedown, em Baltar, Paredes. Ali, aqueles primeiros quilómetros oficiais em pisos de terra dos novos WRC serão também o derradeiro teste que pilotos e equipas têm para definirem ou corrigirem as afinações.

No final do dia, máquinas e pilotos rumam a Coimbra para a Cerimónia de Partida e a Super Especial. Uma estreia absoluta, com início marcado para as 19h03 com uma classificativa com três quilómetros de extensão, desenhada no perímetro urbano da cidade do Mondego e que promete proporcionar muito espetáculo para os espectadores e para a televisão.

Na sexta-feira, 20 de maio, disputam-se quatro das mais emblemáticas classificativas do Centro do País: Lousã, Góis, Arganil e Mortágua. Depois, a caravana ruma a Norte, onde, ao final da tarde (19h03), tem lugar a Super Especial de Lousada. Ali, serão disputados 122,88 quilómetros de troços, que vão ajudar a perceber a hierarquia dos pilotos nas diversas categorias.

Sábado, 21 de maio, há mais três duplas passagens pelas classificativas de Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante, esta última com partida de Mondim de Basto. O final do dia fica marcado pela Super Especial do Porto, na Foz, com início previsto para as 19h03. Um total de 159,14 quilómetros cronometrados serão o desafio deste dia.

No domingo, 22 de maio, s concorrentes têm pela frente os troços de Felgueiras, Montim e Fafe, num total de 58,22 quilómetros. E, a exemplo dos últimos anos, a segunda passagem pela Especial de Fafe volta a ter o estatuto de Power Stage.

No total, a edição 2022 do Vodafone Rally de Portugal integra 21 classificativas, num percurso total de 1.535,35 quilómetros, 343,30 dos quais disputados ao cronómetro.

Sem comentários: