terça-feira, 26 de abril de 2022

Noticias: FIA e equipas aprovam seis corridas sprint em 2023


Seis corridas sprint a partir de 2023, redução dos jogos de pneus de 13 para 11, câmaras para capacete e algumas alterações nas unidades motrizes. Contudo, o aumento das corridas "sprint" causou celeuma na FIA, pois Mohamed Ben Sulayem vetou essa chance, justificando o aumento de custos. Resolveu-se que este tópico seria investigado e discutido numa ocasião mais tardia.

Nesta terça-feira, a reunião entre ambos os lados falou sobre todos estes tópicos. Sobre as unidades motrizes a partir de 2026,  o que ficou combinado foi que elas tem de combinar critérios o do desempenho - semelhante ao dos modelos atuais, utilizando motores de combustão interna V6 de alta potência e de alta rotação - o da competitividade - ser atrativo para os recém-chegados aderirem ao desporto a um nível competitivo, e isso tem a ver com os projetos da Audi e da Porsche, que estão a chegar - e o da sustentabilidade - utilizará um combustível cem por cento sustentável e 50 por cento de potência vinda de unidades elétricas.

Para além disso, os carros terão mais algumas modificações, nomeadamente a simplificação de componentes estrategicamente selecionados para efeitos de redução de custos, uma redução nas dimensões dos carros e da massa do carro, ou sejam serão mais pequenos e mais leves.

Outro tópico que também foi falado tem a ver com a data vaga a 25 de setembro. Depois de se ter falado do Qatar, isso aparentemente já caiu por causa das altas temperaturas nessa altura do ano. Agora, a hipótese de uma segunda corrida em Singapura está em cima da mesa, com a diferença a poder ser o horário - este não seria uma corrida á noite, mas sim de dia - e também por causa das facilidades logísticas apresentadas.

Sem comentários: