terça-feira, 14 de junho de 2022

Youtube Automotive Video: Recarregar "ad aeternum"

Imaginem recarregar o vosso caro elétrico enquanto andam. Fantástico, não é? Basicamente, seria um "seus problemas acabaram" e custaria uma fração - ou quase nada - do que pagaria hoje por encher o depósito de um carro convencional - e continuo a defender a tese de que quem comprou um carro a gasolina de 2017 para cá, simplesmente deitou dinheiro janela fora.

Há marcas que querem avançar muito na tecnologia dos painéis solares, mas há uma alternativa. O Grupo Stellantis, que engloba Fiat, Alfa Romeo, Chrysler, Jeep e outros, decidiu apostar na tecnologia da transferência direta de energia do asfalto para as baterias (DWPT, na sigla inglesa). Ou seja, estar a ser carregado permanentemente, como se fosse um "trolley", mas sem fios.

E para isso, montaram o "Arena del Futuro", onde demonstram que um simples Fiat 500 Eletrico, com uma autonomia de 320 quilómetros, poderá estar permanentemente carregado se seguir um trilho onde, por baixo do asfalto, colocaram um carregador permanente. Assim sendo, ele estaria sempre a andar, independentemente da autonomia, e a bateria servia como reserva quando saísse desse trilho e voltaria a carregar quando voltasse. E claro, quaisquer ansiedades em relação à autonomia do carro seriam eliminadas.

O video que aqui mostro é a maneira como o sistema funciona, e como o ensaio demonstra que é viável. A ideia de recarregar "ad aeternum", a uma fração do que se gasta agora para recarregar, é mesmo uma das vias para o futuro.   

Sem comentários: