quinta-feira, 21 de julho de 2022

WRC: Tanak desmente rumores de retirada da Hyundai


A Hyundai anda em sarilhos com o seu i20 Rally1. Desenvolvido um pouco mais tarde que a concorrência, eles têm sido esmagados pela Toyota, que tem vencido cinco dos sete ralis realizados até agora, com eles a triunfarem em apenas uma ocasião, na Sardenha. E depois de um terceiro lugar no seu rali caseiro, na Estónia, e com a marca japonesa a dominar, tem surgido alguns rumores sobre a sua continuidade, porque há gente dentro da própria marca que admite que o carro não tem muito por onde se desenvolver.

Em declarações ao portal Motorsport.com, Tanak afirmou que "a Hyundai vai continuar, há um grande apoio da Coreia do Sul," afastando, para já, rumores de uma saída.

E tentando dar otimismo ao futuro em termos de resultados, continuou: "De certeza que todos querem muito, mas digamos que são necessárias mudanças muito diretas na estrutura geral. Estamos a trabalhar nisso, este ano será difícil, mas para o médio prazo é importante, até para o WRC, que voltemos à forma."

Do lado da marca, Julien Moncet, responsável pelo projeto do Mundial de Ralis, afirma a necessidade de mudanças a fazer no carro, mas existem limitações. Segundo os regulamentos, cada equipa apenas pode utilizar cinco jokers de evoluções nestes novos Rally1.

"Já concordamos que há elementos básicos no carro que temos de rever, alguns podem ser alterados sem jokers, mas penso que os principais necessitam de mais do que um joker," começou por afirmar o dirigente francês.

"Precisamos de tempo para isto acontecer e temos de perceber em que direção temos de ir. Esta é provavelmente a primeira pergunta que temos de fazer a nós próprios. Os pilotos queixam-se da estabilidade do carro, e há mais outras queixas, mas não são coisas fáceis de resolver. Temos muito trabalho de desenvolvimento a fazer e espero começá-lo logo que possível. E ainda temos de ver o que podemos fazer dentro dos regulamentos", acrescentou.

No campeonato de construtores, a Hyundai tem 184 pontos, contra os 246 da Toyota Gazoo Racing. O Mundial prossegue no início de agosto com o Rali da Finlândia. 

Sem comentários: