terça-feira, 27 de dezembro de 2022

O concessionário que não deixa morrer os seus SAAB


A SAAB sempre foi uma marca de automóveis bem carismática. Nascida na Suécia, depois da II Guerra Mundial, e uma derivada do seu departamento de aviação, fez carros aerodinâmicos e sempre se preocupou com o bem estar dos seus clientes. E desapareceu em 2016, apesar de ainda existir de uma certa forma, através da chinesa NEVS, com carros eletricos.

Contudo, há um canto do mundo onde os SAAB's são não só bem tratados, como arranjam sempre peças para os manter a andar. E isso se situa em Taiwan. E não é uma loja, é uma firma que tem oficinas espalhadas pela ilha, agindo como se fosse um representante da marca. O seu nome é Scandanavia Asia Corporation e tem clientes dedicados à marca desde o ano em que foi fundado, em 1980. São seis as oficinas que tem montadas na ilha e ajuda em mais 12 a dar peças a clientes dedicados.

Temos feito o possível para manter a Saab viva nas estradas de Taiwan”, diz Salo Yang, vice-presidente da SAC. “Oferecer serviço para [os nossos] Saabs é nossa responsabilidade, porque todos os carros Saab em Taiwan foram vendidos pela SAC. Manter a marca viva é nosso dever.”, continuou. Contudo, apesar de muitas das peças serem originárias da GM, esta não fornece mais assistência a eles, porque vendeu a marca à neerlandesa Spyker em 2010. Mas os carros que se podem ver nas concessionárias, não sendo mais novas, são capazes de ainda fazer sonhar os fãs da marca, que ainda existem. 

Tiremos o chapéu a eles, conseguem manter a marca viva no coração dos seus proprietários. 

Sem comentários: