quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

O carro solar que bateu recordes


A história da emergia solar, esta bola iluminada que fornece energia infinita - e de graça! - pra nós, é algo do qual anda a pular e a saltar de forma exponencial. Agora, ter um painel solar é algo que é mais barato a cada dia que passa, mas na industria automóvel, é algo que começa a ser despertado, com a Lightyear 0 e Sono Sion, dois carros solares que poderão carregar até cem quilómetros ao dia através de painéis embutidos no chassis. E ambos estão na fase final de protótipo, ou seja, em 2023, poderão ser comercializados. 

Na Austrália, há uma corrida de carros solares que cobre o seu vasto território, de Darwin até Adelaide, o  World Solar Challenge, e em 2023, o carro favorito será, provavelmente, o Sunswift. E ele bateu um recorde bem interessante: mil quilómetros sem ser carregado. 

Feito de fibra de carbono e com 4,6 metros quadrados de painéis solares incorporados na sua carroçaria, o Sunswift 7, projeto da Universidade da Nova Gales do Sul, bateu o recorde na pista de testes do Australian Automotive Research Center, perto de Geelong, estado de Victoria a velocidade média declarada de 84,17 km/hora e em 11 horas, 53 minutos e 32 segundos. Curiosamente, essa categoria de recorde... não existe no Guiness Book.

Mas o mais interessante é que o projeto teve tanta publicidade na Austrália que gente como Ian Thorpe, nadador olímpico no ano 2000, e o piloto Chad Mostert, que corre num muito barulhento V8 Supercar, ofereceram-se para guiar o carro durante a sua tentativa de recorde. No final, foram cinco estudantes da universidade que fizeram o teste.  

E durante o teste, o Sunswift 7 teve de parara por duas vezes, uma devido a um pneu furado e outra por problemas de software, resolvidos em menos do quarto de hora que estava programado para as paragens para troca de pilotos ou resolução de problemas. 

O Sunswift 7 é ainda um protótipo, mas com os avanços na construção e na miniaturização dos painéis solares, poderá ser a base de mais carros eficientes, aerodinâmicos e carregáveis com a energia vinda do astro-rei. 

Sem comentários: