quarta-feira, 7 de junho de 2023

Endurance: Pilotos portugueses com objetivos definidos


António Félix da Costa e Filipe Albuquerque são os dois pilotos portugueses que estarão presentes na edição do centenário das 24 horas de Le Mans, que acontecerá neste final de semana. E ambos partem para a prova com ambições diferentes: um quer um pódio na classe principal, outro deseja o triunfo na classe LMP2. 

No primeiro caso, o do piloto de Cascais, atualmente com 31 anos e recém-chegado de Jakarta, onde disputou a ronda dupla da Formula E pela Porsche, a edição do centenário das 24 horas de Le Mans será disputado na categoria Hypercar, ao volante do Porsche 963 da Hertz Team JOTA, com os seus colegas de equipa, o britânico Will Stevens e o chinês Yifei Ye. E o objetivo dele é o de alcançar o pódio, depois de terem ganho na classe LMP2 em 2022.


Este é um grande momento para mim e para a Hertz Team JOTA, já ganhei esta corrida na LMP2, mas agora é para lutar à geral”, começou por afirmar António Félix da Costa, na béspera da Hyperpole, a sessão de treinos para definir a grelha de partida desta corrida. 

Depois de muito trabalho, preparação do nosso carro e esforço de toda a equipa, chegou a altura das 24 horas de Le Mans e acredito que estamos preparados para este grande desafio. Sabemos que somos uma equipa privada e lutamos contra várias marcas oficiais, com orçamentos bem mais elevados, mas também sabemos do valor desta grande equipa, que conta com alguns dos melhores engenheiros do automobilismo mundial, portanto encaramos esta corrida com muita responsabilidade, um enorme espírito de equipa e muita vontade de terminar as 24 horas sem problemas e lutar por um lugar no pódio!”, concluiu.


Para Filipe Albuquerque, aos 37 anos - fará 38 a 13 de junho - este ano continua na classe LMP2, a bordo do carro da United Autosports, ao lado dos seus companheiros Phil Hanson e Frederike Lubin. No pré-teste, o piloto afirmou que não houve tanta preocupação com os tempos, mas sim, dar ritmo ao piloto menos experimentado. E apesar de já estar na sua décima participação na prova, de já contar com uma subida ao lugar mais alto do pódio entre a classe LMP2, Filipe Albuquerque não esconde que ainda sente ansiedade por mais uma corrida na rainha da Endurance.

"[Foi] sobretudo dar oportunidade ao piloto menos experiente, neste caso Lubin, de conhecer esta nova realidade. Amanhã [quarta-feira], é o início da preparação para as sessões de qualificação que vão ditar a grelha de partida. E agora que cada equipa vai começar a mostrar o seu realmente andamento e nós também”, começou por afirmar.

“[Sinto] aquele friozinho na barriga em como vai começar a corrida mais difícil do ano. Aquela que move tudo e todos e que pode mudar o rumo dos campeonatos. Estamos na frente, cientes de todo o nosso potencial e confiantes num bom resultado. Não impomos limites a nós próprios, apenas fazer de tudo para chegar à vitória. Vencer Le Mans pela segunda vez e manter a equipa na frente do campeonato é tudo o que posso desejar”, concluiu o piloto de Coimbra.

Sem comentários: