quinta-feira, 15 de maio de 2025

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Ao mesmo tempo que acontece o rali de Portugal, prova a contar para o WRC, também haverá pequenos campeonatos que terão a sua parte este rali, um dos mais prestigiantes do mundo. O Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) não é exceção, como acontece com quase todos os outros. Uma competição que é corrida com carros na classe Rally2, desde 2023 começaram a apostar em pilotos estrangeiros, com muita experiência nos ralis. Hyundai e Toyota tem equipas oficiais, e o primeiro a correr aqui foi o malogrado Craig Breen, que fez aqui duas provas antes do seu acidente fatal na Croácia. Para o seu lugar veio Kris Meeke, que lutou contra os pilotos locais até conseguir o campeonato nacional, em 2024. 

Este ano, a Toyota apareceu, com a Caetano Portugal e contratou Meeke, o campeão. Para o seu lugar apareceu Dani Sordo, que decidiu deixar de lado os WRC1 e competir nas estradas portuguesas, cujo campeonato de oito provas começa com quatro em terra e outros tantos em asfalto, com a baliza a ser precisamente... o rali de Portugal.

Normalmente, estes ralis são feitos em nove ou dez especiais, divididos em dois dias, começando na sexta à tarde e acabando no final de sábado, e como já disse, são todos disputados com carros na classe WRC2. Há troféus de iniciados, e as equipas oficiais estão de olho nos talentos - Gonçalo Henriques é um dos pilotos que partilha o segundo carro da Hyundai Portugal, ao lado de Hugo Lopes - e os pilotos nacionais, agora um pouco mais velhos e a competir a tempo parcial - gente como Armindo Araújo, Ricardo Teodósio, José Pedro Fontes, entre outros - sabe que competir contra Meeke e Sordo começa a ser mais complicado. 

E poderá ter mais concorrência no futuro. No inicio da temporada, o letão Martins Sesks fez dois ralis do CPR para se preparar para o rali de Portugal, num Ford Fiesta Rally2 preparado para espanhola Past Racing, e Sebastien Ogier confessou, ontem, numa entrevista à RTP, o canal estatal português, que segue o CPR, e não coloca de lado a ideia de competir... e lutar pelo título.

É muito fixe ver o Dani [Sordo] e o Kris [Meeke] a lutarem um contra o outro novamente no campeonato português, foram excelentes pilotos no WRC, vencedores de ralis, e isso dá interesse ao campeonato, e eu inclusivamente, vejo o que eles estão a fazer. É divertido de ver!

Um campeonato de reformados velozes do WRC? Porque não? E aparentemente, há equipas estrangeiras, nomeadamente espanholas, a quererem inscrever os seus carros e os seus pilotos. E José Pedro Fontes, piloto da Sports & You e que corre no CPR com um Citroen C3 Rally2, está entusiasmado com a ideia.

Eu acho fantástico, é sinal que a estratégia que se está a seguir, é correta. Portugal tem o potencial para ser o melhor campeonato da Europa de Ralis e atrair muitos pilotos estrangeiros, porque é o único campeonato que existe na Europa, em que tem pisos mistos, com ralis do mesmo nível em terra e em asfalto, e, portanto, eu vejo nisso uma oportunidade para todo o automobilismo português, atrair jovens esperanças do futuro, a virem fazer formação em Portugal, a pilotos que queiram correr, porque nós além de termos, como disse, troços magníficos, em terra, em asfalto – há países que só são asfalto, ou só são terra – e os ou outros países que são mistos, não têm a mesma qualidade de troços.", começou por afirmar, numa entrevista à Autosport portuguesa.

"Temos tudo aquilo que Portugal oferece, e que é uma bandeira portuguesa, meteorologia, gastronomia, os hotéis e, portanto, nós temos um potencial que tem que ser seriamente estudado, como é que podemos ter uma estratégia de comunicação para atrair cada vez mais equipas e pilotos de fora porque isto é um espetáculo de entretenimento, como eu sempre disse. E quanto melhor forem os artistas, maior vai ser o espetáculo”, continuou.

Eu posso falar da minha experiência! Eu ainda esta semana nos reconhecimentos, estive a falar com o [Temu] Suninen, e ele perguntou-me, como estava o campeonato e disse que queria fazer o campeonato. Esta semana, saíram notícias de uma grande equipa espanhola que pensa vir para o nosso campeonato. Portanto, eu penso que isso é o sinal do que se está a fazer, está a fazer sentido e está a ter os seus resultados, portanto, eu e a Sports & You seremos sempre alguém que estará do lado de quem queira seguir esta estratégia, apoiar e tentar dinamizar tudo. Somos uma equipa portuguesa, e em primeiro lugar está em Portugal…

Como em todos os lados, os ralis trazem gente apaixonada para as bermas das estradas. Se a organização, quer da CPR, através da FPAK, a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, se os clubes, que queiram melhorar as organizações das suas provas e claro, continuaram a atrair os pilotos estrangeiros para se treinarem para uma prova dura como é o Rali de Portugal, ao mesmo tempo que façam incentivos aos pilotos mais jovens para se profissionalizarem e ganharem experiência com os veteranos, para depois tentarem a sua sorte no Europeu de ralis e quem sabe, no Mundial, creio que estes estrangeiros poderão ser sempre bem vindos e ajudarem a levar o CPR ao topo dos ralis na Europa. Eles gostam de Portugal, e este sempre foi um dos melhores ralis do mundo...  

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