E antes das atividades começarem, duas grandes novidades: a apresentação das cores da Caddilac, aproveitando as cores clássicas americanas - branco com riscas azuis escuras - e o anuncio que a Formula 1 ficará em Miami até... 2041. Mais 15 anos! Pelos vistos, começamos a ver o calendário para... não o meio do século, mas sim para o inicio do século XXII... caso exista, claro.
Com um tempo chuvoso na altura da Sprint Race, onde muitas coisas interessantes aconteceram. A começar pela pole-position de Kimi Antonelli e a confusão debaixo de chuva, com os McLaren a levar a melhor e Lewis Hamilton a ser bom nas orridas de Sprint, com outro pódio, em contraste com o despiste de Charles Leclerc na volta de aquecimento...
Mas depois dessa corrida, e da chuva passar, era a altura de algo mais interessante: a qualificação para a corrida principal. E claro, o programa tinha de continuar. Pode ter sido no final do dia, mas isso não impediu que as pessoas ficassem nas bancadas, mesmo vendo outras coisas como a F1 Academy, a corrida das garotas.
Com ameaças de chuva para essa hora, apensar da pista seca, a qualificação começou com calor e asfalto quente. As grandes dúvidas eram saber se Charles Leclerc e Fernando Alonso teriam os carros reparados depois dos acidentes na corrida Sprint, mas os mecânicos fizeram os seus esforços para conseguirem tal coisa. a tempo das luxes verdes, embora Alonso acabou por ter uma nova caixa de velocidades.
Os pilotos andaram as primeiras voltas com pneus usados, antes de irem novamente com moles novos. O primeiro destaque foi Kimi Antonelli, ainda no hype do dia anterior, mas Max Verstappen foi o primeiro a entrar no segundo 26. Piastri aproximou-se do tempo do piloto da Red Bull enquanto Lando Norris ficou longe na sua primeira tentativa.
A segunda parte desta Q1 acabou com Max a manter a posição na grelha, com 1.26,870, seguido do McLaren de Piastri, antes de Lando Norris melhorar com 1.26,955 e George Russell em quarto, com Hamilton a andar no limite, antes do oitavo posto e de ter ficado safo do pior, tal como Yuki Tsunoda, que conseguiu aqui o nono melhor tempo. Assim sendo, na parte da "fava" calhou o Sauber de Nico Hulkenberg, os Aston Martin de Fernando Alonso e Lance Stroll, o carro de Pierre Gasly e o Haas de Oliver Bearman.
Poucos minutos depois, passou-se para a Q2. A temperatura continuava alta, mas isso não impediu que os pilotos fossem logo para a pista, com Max Verstappen a fazer a primeira volta lançada, começando a sua participação nesta sessão no segundo 26, seguido dos Williams de Alex Albon e Carlos Sainz. Oscar Piastri, Lando Norris e Kimi Antonelli suplantaram os tempos de Max Verstappen e as referências iam se aproximando do segundo 25, com o australiano a conseguir 1.26,269, na frente do seu companheiro de equipa.
Na parte final, com Piastri nas boxes, descansado da vida - e a poupar um jogo de pneus - Norris foi para a pista para marcar um tempo melhor. Na parte final, Russell foi o primeiro a marcar um tempo, que acabou por ficar 306 centésimos de Piastri, e ninguém melhorou o seu tempo suficiente para o tirar dali. Em contraste, Lewis Hamilton conseguiu apenas o 12º tempo, ficando de fora da Q3, na companhia dos Racing Bulls de Isack Hadjar e Liam Lawson, do Sauber de Gabriel Bortoleto e do Alpine de Jack Doohan.
E claro, estamos na Q3, a fase final da qualificação.
Esta começou com os pilotos a irem para a pista pouco depois do seu começo, para marcar os seus tempos. Os primeiros a marcarem em tempo foram Esteban Ocon, e depois, Yuki Tsunoda. A cerca de oito minutos do final, Max marcou 1.26,492 e foi para o topo da tabela, na frente de Piastri, que conseguiu um tempo 16 centésimos inferior, e depois Norris, que consegue... 1.26,495. Mais três milésimos!
Os Williams ficaram atrás deles, em quarto e quinto, antes da Mercedes marcar tempos, com Antonelli a conseguir 1.26,735. Russell fez 1.27,173.
Pequeno detalhe: de primeiro para Charles Leclerc, o oitavo, a diferença foi de 550 centésimos.
E foi assim a primeira qualificação em terras americanas. Resta saber como será amanhã, na tropicália floridiana: se a chuva será algo a ter em conta ou... nem por isso.
Sem comentários:
Enviar um comentário