terça-feira, 13 de março de 2007

Noticias: Prodrive compra Aston Martin


A Ford anunciou no final da tarde de ontem que vendeu a mítica marca de automóveis Aston Martin para a britânica Prodrive, de David Richards, por 479 milhões de libras (706 milhões de Euros). Contudo, Richards não fez esta compra sozinho: dois parceiros, a "Investment Dar of Kuwait" e "Adeem Investment", ambos de capitais árabes, ajudaram no negócio.

“Esta era uma oportunidade incrível. A Aston Martin é uma das marcas de carro mais míticas do planeta”, afirmou Richards, que assumirá o posto de presidente não-executivo da marca inglesa.

A venda faz parte do plano de reorganização da Ford, que no ano passado teve o seu maior prejuízo da história: 12.700 milhões de dólares. A queda nas vendas, bem como o alto preço do combustível, foram factores que ajudaram nos prejuízos.

Sendo assim, a Ford elaborou um plano de reorganização, que implica o enceramento de 16 fábricas e a supressão de até 45 mil empregos. A venda da Aston Martin faz parte desse plano, e com a compra por parte da Prodrive, aumentam as expectativas de que em 2008, a Prodrive entre na Formula 1 com o nome da Aston Martin, que já lá esteve em cinco corridas, em 1959 e 1960, mas com poucos resultados. Contudo, teve alguns pilotos de peso, como Maurice Trintignant, Roy Salvadori e o americano Carrol Shelby, o homem que ajudou a projectar o Cobra e vários "Muscle Cars" americanos dos anos 60 e 70.

Sem comentários: