segunda-feira, 26 de março de 2007

Parabéns, Lobos! Preparem-se para o que vêm a seguir...

Com algum atraso, dou desde já os parabéns pelo maior feito do Rugby português, alcançado este Sábado: Vamos ao Mundial de França!

Depois de termos batido os uruguaios por 12-5 no jogo da primeira mão, e de termos perdido por 12-18 em Montevideo, é com prazer que anuncio que, por um ponto apenas, conseguimos a qualificação para o Mundial da modalidade, que se vai disputar em Setembro em terras gaulesas. É o corolário de um trabalho iniciado há seis anos pelo seu técnico Tomaz Morais, que pode ter apenas 37 anos, mas conseguiu convencer 15 amadores a acreditar que a ideia de jogar contra potências da modalidade era bem real…

Assim sendo, a selecção portuguesa vai ficar integrada no grupo C do Mundial, que decorre em França, em Setembro, juntamente com as selecções da Nova Zelândia, Escócia, Itália e Roménia.
Pois é: vão jogar contra a maior potência: a Nova Zelândia. Os “All Blacks”, o Brasil da modalidade, a equipa que todos admiram, não só por aquilo que jogam, mas pelo ritual que têm antes dos jogos: o “haka”, que lembra a tradição guerreira do povo maori, os primeiros habitantes daquela ilha. E se não sabem o que é ou nunca viram um “haka”, então carreguem aqui. Ou então aqui.
Eis o que dizem (numa versão mais simples)
Líder: KA MATE! KA MATE!
Grupo: KA ORA, KA ORA!
Líder: KA MATE! KA MATE!
Todos: KA ORA, KA ORA!
Todos: TENEI TE TANGATA PU'RU-HURU
NA'A NEI TIKI MAI WHAKA-WHITI TE ...
... RA! UPANE! KA UPANE!
KA UPANE! KA UPANE!
WHITI TE RA!
HI !

Traduzido:

Líder: We're going to die! We're going to die!

Grupo: We're going to live! We're going to live!

Líder: We're going to die! We're going to die!

Grupo: We're going to live! We're going to live!

Todos: This is the man, so hairybecause our leader, so strong and masculine,who fetched, and made shine the sun!

Together! All together ... !peace.

Together! All together ... !

To sun shines!

YEAH!


Boa sorte, “lobos”! Em Setembro estarei a torcer por vocês…

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Paulo Alexandre!

Tal como prometido, cá estou eu a deixar um comentário no Continental Circus, um nome que deve agradar, e muito, ao presidente madeirense Alberto João! He, he, he! Gostei bastante do blog! Dinâmico, versátil, abrangente e com piada! Vou continuar a passar por cá! Espero continuar a encontrar-te, bem como aos teus leitores, no

www.edicao-extra.blogspot.com

Grande abraço,
Bruno Ferreira