E para fechar este capítulo, coloco aqui mais algumas declarações de bloguistas amigos meus, que decidiram comentar a sentença de ontem em Paris, no rescaldo da "18ª etapa do Mundial de formula 1". Vai ser a última vez que vou tocar este assunto, e não comentarei mais, pois já tou chateado de tantas opiniões sem nexo, principalmente por aqueles que queriam que todos, incluindo pilotos, pagassem o preço...
Não se mexeu com os pilotos. Justo. Se alguém errou não foram eles. Que paguem os que fizeram a porcaria toda. Numa das cenas do filme ‘Grand Prix’ Pete Aron, o piloto americano que corria pela BRM vem para os boxes de Mônaco e logo o dono da equipe vem lhe dar uns esporros e dizer que ele está quebrando o carro. Aron lhe diz que as marchas estão enroscando e ainda assim o chefe não se convence. Então Aron lhe diz: “-Eu não construí o carro, só o dirijo”! E é isto mesmo. Leôncio e Hamilton não roubaram informação nenhuma. Não construíram os carros. Só os pilotavam.
Que agora se faça justiça fora do âmbito esportivo. Que se prendam Nigel Stepney e o outro coió do qual esqueci o nome. E que a história tratará de esquecer também. Esta história, da espionagem, renderá apenas um (*) ao lado do nome da Ferrari como campeã mundial de construtores de 2007: Campeã 2007 construtores – Ferrari* - (* após desclassificação da Mclaren). Felizmente não haverá um ao lado do nome do campeão mundial entre os pilotos.
Ron Groo, em Blig do Groo.
"Noto uma ira acima do normal nos comentários de todos aqui sobre o escândalo Ferrari-McLaren. As pessoas levam tudo muito a sério...
Primeiro, é algo que acontece num mundo distante da maioria. Sendo mais direto: não temos nada a ver com isso. Dizer que se sente "enganado pela F-1", "decepcionado com a McLaren" e coisas do tipo é discurso nascido para cair no vácuo. Afinal, estamos falando de corridas de carros. A existência de ninguém será afetada diretamente pelo que aconteceu em Maranello, Woking e Paris. A gente acompanha, assiste, eventualmente torce. Acabou, desliga a TV e vai cuidar da vida.
Depois, me parece curioso como muita gente se sente no direito de decretar verdades absolutas sobre os pilotos, a FIA, as equipes, partindo para um raciocínio simplista que não corresponde à realidade. "A McLaren copiou a Ferrari, portanto roubou, portanto seus pilotos devem ser punidos", dizem.
Seria ótimo se o mundo fosse assim, mas não é. Muito menos o mundo da F-1.(...)"
Flávio Gomes, em Blig do Gomes.
"Como era de se esperar, a maioria absoluta dos especialistas discordou da punição. "Faltou coragem" e "saiu barato" foram algumas das opiniões que li por aí. Todas válidas e sinceras. Mas continuo com meu pensamento de que a decisão do Conselho Mundial foi muito acertarda. Num momento de profunda tensão, era preciso ser prático e inteligente. Os membros da FIA fizeram exatamente o que tinham de fazer.
Primeiro ponto: a quem interessava uma sanção pesada à McLaren? A Ferrari, principal acusadora, considerou o veredito do Conselho Mundial satisfatório. Por que, então, levar as coisas mais adiante? É simples assim. Nessas horas, público e imprensa não têm nenhuma importância.
Outra observação essencial: a McLaren não foi julgada pelo uso das informações da Ferrari. A punição que veio foi por conta da posse desse material. Até hoje - por mais que algumas evidências apontem na direção contrária - não foi provado que os ingleses se beneficiaram dos dados de seus rivais. Os dirigentes não iriam tomar uma decisão tão importante baseando-se apenas nessa suposição.
Há ainda duas fortes razões para a absolvição da McLaren. A Mercedes, parceira de longa data da equipe inglesa, é uma delas. Envolvida em todo o imbróglio sem culpa, seus interesses e sua história precisavam ser considerados pelos membros do Conselho Mundial. Não era fácil destruir, com uma canetada só, todo o investimento da fábrica alemã nos últimos treze anos.
Além disso, existe também um outro fator semelhante. O passado limpo da McLaren. Desde 1980 sob a direção de Ron Dennis, o time nunca teve seu nome ligado a nenhuma falcatrua. Parece um argumento fraco, mas não é. Duvido que o chefão da McLaren soubesse das atitudes de Mike Coughlan, o homem que recebeu de Nigel Stepney o dossiê com informações secretas da Ferrari.
Dennis tem um passado grande demais para arriscar-se só agora. Ele ainda comanda as ações da McLaren com mão de ferro, ao contrário do que muitos garantem. É por isso que acho, no mínimo, improvável que os dados da Ferrari tenham sido usados no modelo da equipe inglesa. O grande avanço da McLaren na atual temporada pode ser debitado, perfeitamente, ao excelente staff técnico do time."
Gustavo, in Blog F1 Grand Prix
"Se fosse uma situação inversa - contra a Ferrari - vocês acham que algo teria acontecido?"
Vi, in F1 Girls
"Após tanta especulação, o resultado deixa a sensação de que essa punição agradou a todos, até mesmo para a McLaren, pois a equipe deverá vencer o campeonato de pilotos de 2007, mas lutará por alguns anos para se reerguer política e financeiramente desse escandâlo, enquanto a Ferrari partirá para um match-race em 2008, sem nenhum rival decididamente forte o suficiente para incomoda-la. Salvo a McLaren não apelar."
João Carlos Viana, in jcspeedway
"A McLaren foi eliminada do Mundial de 2007, perdendo todos os pontos conquistados e evidentemente sem direito de pontuar nas quatro corridas finais, além de receber uma sanção pecuniária recorde de US$ 100 milhões.
Que aliás, saiu barato. Por que? Ora... porque esse valor é irrisório perto do orçamento que a equipe tem para todo o ano. Lito Cavalcanti, comentarista do Sportv, garante que é oito vezes mais do que o que a equipe terá que pagar à FIA, no prazo de 90 dias.
O prejuízo da McLaren, além da imagem arranhada, levando de roldão sua sócia, a Mercedes, é grande. A equipe não terá direito à receita dos direitos de imagem em 2008. Nem ela e nem a estreante Prodrive - que será ironicamente o time B da McLaren no ano que vem. E há quem diga que esse montante é bem maior do que a multa recebida.
E tem mais: Fernando Alonso dificilmente emplacará a próxima temporada por lá. No contrato celebrado entre ele e Ron Dennis, foi incluída uma cláusula onde ficou claro que o piloto poderia exigir o rompimento do compromisso se sua imagem fosse arranhada e a equipe não marcasse pontos.
Pois bem: a McLaren ficará com zero ponto, a imagem de Alonso também foi prejudicada e a pergunta vai ficar no ar: para onde vai Alonso em 2008?Finalmente, o mercado de pilotos vai esquentar para valer. E a primeira peça a ser movida neste jogo de xadrez é o atual bicampeão mundial de Fórmula 1."
(...)"Sobre a espionagem, nem tenho muito o que dizer. Feita a Pizza, vamos agora comê-la e aproveitar o fim do campeonato."
Jorge Pezzolo, in Plog do Pezzolo
"No fim das contas trataram a Mclaren como filho de papai milionário que matou o amante da sua esposa, foi preso mas depois liberado pelo delegado amigo do pai. Compraram sua liberdade, mas não sua inocência. Qual o sentido de se aplicar uma multa pesadíssima para a equipe enquanto os pilotos continuam com seus pontos e certamente um dos dois vai ser campeão do mundo, mesmo com a grande possibilidade de terem levado vantagem para conquistar esses pontos. E pra onde vai toda essa dinheirama? Boa pergunta essa... A entidade precisa de dinheiro? Ou foi ela que saiu lesada?"
Sakher, in Quickride
"Enfim, no queimar da lenha, saiu uma bela pizza assada. Digamos que de alho, que eu detesto e só malucos conseguem digerir sem ficar com "seqüelas" no hálito. Gregos e troianos agradados e a vida segue... há um campeonato a se disputar, né?"
Rogério Magalhães, in Muquifo do Portuga
3 comentários:
Poxa Speeder, quanta honra! Você mepôs ao lado de tanta gente importante e gabaritada que nem sei o que dizer. Muito obrigado pela deferência. Mas é isto mesmo. Agora é na pista e vamos a Spa.
para mim e uma vergonha total, uma triste maFIA :(
Pois é... mas isto era esperado. Enquanto o dinheiro mandar, nem a Lei é cumprida. É por isso que não tinha criado muitas excpectativas sobre este julgamento.
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