sábado, 15 de setembro de 2007

Colin McRae (1968-2007)

Confirma-se o pior: o piloto escocês Colin McRae morreu esta tarde, vítima de um acidente de helicóptero perto da sua terra natal, em Larnakshire, na Escócia. Tinha 39 anos.


O helicóptero, guiado por McRae, transportava quatro pessoas, entre os quais o seu filho, caiu aparentemente no momento em que descolava. A policia local coinfirma que não há sobreviventes. Os restantes elementos ainda não foram identificados, mas aparentemente alguns orgãos de comunicação britânicos afirmam que o seu filho Johnny, de 5 anos, era um dos tripulantes. Apesar de não haver confirmações oficiais, devido ao facto de as autoridades esperarem por peritos em acidentes aéreos, o seu "manager", Jean-Eric Freudiger, confirma que Colin estava a pilotar o helicóptero e que estava mau tempo no momento do acidente, com ventos fortes e chuva.


McRae era filho de Jimmy McRae, cinco vezes campeão de inglaterra em Rali, e de Alistair McRae, antigo piloto da equipa oficial da Hyundai. É o piloto britânico mais bem sucedido de sempre, tendo sido Campeão do Mundo da modalidade em 1995, ao volante de um Subaru Impreza. McRae venceu 25 ralies do Mundial, incluindo dois Ralies de Portugal (1998 e 1999).


Apesar de oficialmente nunca se ter retirado do WRC, McRae estava afastado da competição desde 2004. Em 2006 substituiu Sebastien Löeb em duas provas do mundial, quando este se lesionou num ombro, num acidente de bicicleta. Desde então que ele correu em Rali-raids, ao volante de um Volkswagen Touareg, e nas 24 Horas de Le Mans. Ele também era famoso pelos seu jogo de computador "Colin McRae Rally", da Codemasters, cuja edição inicial aconteceu em 1998.


É uma semana triste para a modalidade. Depois da anunciada retirada de Marcus Gronholm, agora isto...

4 comentários:

hjg disse...

wow, estou em shock com a noticia,que triste. sento a misma cosa que cuando morreu Richard Burns, sorpresa ruim, que pena :(

Anónimo disse...

Que tragédia. Vi o Colin a ultima vez durante a apresentação da equipe em Mônaco em Janeiro de 2001.
Faziam um show fingindo que os pilotos desceriam de um helicóptero pairando acima do cais.

Enquanto isto sáo para atender o celular e bati de frente com o Colin e Carlos Sainz, que estavam se escondendo atrás do palco...

Boas gargalhadas. Além de grande piloto era gente fina. Muito triste esta notícia.

hjg disse...

Eu vi por ultima vez ha uma semana num replay dos X-Games :(

João Carlos Viana disse...

Simplesmente chocante...