segunda-feira, 10 de setembro de 2007

IRL - Ronda 17, Chicagoland

E por fim, terminou ontem a temporada 2007 da IRL. Com um final "hollywoodesco": na última volta da corrida, o virtual campeão, o neo-zelandês Scott Dixon, fica sem combustível, e deixa ser ultrapassado pelo seu maior rival, o escocês Dario Franchitti. O escocês não só ganha a corrida, mas alcança o título da Indy Racing League, num ano inesquecível, em todos os aspectos...


As coisas começaram logo na partida: Franchitti largou da frente, mas foi superado pelos Penske de Sam Hornish Jr. e Helio Castroneves. Não houve grandes movimentações até a meio da corrida, após a primeira das trocas de pneus programadas. A partir daí, as coisas mudaram de figura. Primeiro, foi o embate no muro de Vitor Meira, que apanha Scott Dixon e Dario Franchitti nas boxes, o que permitiu regressar na pista sem perder os lugares da frente.


A segunda parte da corrida via-se que o neozelandês da Chip Ganassi tinha vantagem sobre o piloto escocês. Ainda por cima, os pilotos da Penske também queriam ganhar, tal como a menina da Andretti-Green: Danica Patrick.


Mas ninguém tinha combustível para chegar ao final, sem que fizessem uma parada rápida - "splash and go". Os primeiros a ceder foram os Penske, depois, era a vez de Danica. Mas quando o fez, despistou o seu carro e provocou mais uma situação de bandeiras amarelas. Perto do fim.


Aqui vê-se que os organizadores andam a ver muitos filmes. Fazendo isto, sabiam que os "team managers" de Franchitti e Dixon iriam jogar: se levavam o carro até ao fim, ou havia a paragem extra.


Depois de uma situação de bandeiras amarelas, a corrida volta ao normal... na volta 197 de 200. Ambos aguentaram a tentação de ir às boxes, com Dixon na frente. Mas a meio da volta 200... acaba-se a gasolina ao carro do piloto neo-zelandês. Franchitti agradeceu esta "benção dos deuses" e cruzou a meta no primeiro lugar, ganhando o título da IndyCar. Dixon lá cruzou em segundo e Sam hornish Jr. completou o pódio.


Quanto aos brazucas: Helio Castroneves foi quarto, Tony Kanaan foi sexto. Danica Patrick, apesar do azar, terminou em 11º, enquanto que Sarah Fisher classificou-se logo a seguir, e Milka Duno foi 15ª.


O campeonato volta em 2008, com um novo calendário e com novas emoções.

2 comentários:

João Carlos Viana disse...

Esse Dario Franchitti vai ter sorte assim lá na Escócia!

Rogério Magalhães disse...

Como eu escrevi no Muquifo, não basta ser bom, tem que ter sorte. Em alguns casos, um verdadeiro rabo virado para a Lua! Foi no cheirinho...

Agora, realmente confesso que torci pelo Dario conseguir... tudo pela recompensa que veio a seguir: ver a bela Ashley Judd feliz da vida, hehehehe... só por isso valeu pacas o título do Franchitti, hehehehehehe...

Mas quanta diferença entre IRL e F-1... enquanto uma sofre com corridas um tanto monótonas, a outra encerra a disputa na última curva da última volta da última corrida... coisa de louco!