sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Noticias: Marcus Granholm abandona a competição

O piloto finlandês da Ford Marcus Gronholm, actual lider do campeonato WRC de ralis, anunciou hoje que abandonará a competição no final desta temporada. Gronholm, de 39 anos, e vencedor do título mundial em 2000 e 2002, a bordo de um Peugeot 206 WRC, guia actualmente um Ford Focus WRC e lidera o campeonato com dez pontos de vantagem sobre o Citroen C4 do francês Sebastien Löeb.


«Estes vinte anos de ralis deram-me muito, e sempre sonhei em terminar a carreira no ‘top’. Agora tenho uma excelente oportunidade para fazer isso acontecer, e vou fazê-lo. Não há qualquer drama nesta decisão, pois quero dar a possibilidade aos mais jovens para, também eles, alcançarem os seus sonhos, tal como sucedeu comigo.», referiu Gronholm que se estreou no Mundial de Ralis em 1989, no “seu” rali, a Finlândia, onde ganhou por sete vezes.


O palmarés de Marcus Gronholm é impressionante: em 145 provas do Mundial, ganhou 30 ralies e noutras 28 terminou no pódio. Ganhou 527 especiais. Curiosamente, a sua primeira temporada completa foi em 2000, o ano do seu primeiro mundial. Nesse ano, ganhou o seu primeiro rali, na Suécia, num Peugeot 206 WRC.


Quem também se vai embora é o seu navegador, Timo Rautiainen. «Para ser honesto, não imagino prosseguir a minha carreira sem ser ao lado do Marcus. Tenho tido o privilégio de acompanhá-lo nos altos e baixos da carreira, e claro na obtenção dos dois títulos e trinta vitórias.» disse-o em declarações captadas pelo jornal português Autosport. Já agora: Rautiainen é casado com uma irmã de... Marcus Gronholm.


Vai ser uma pena vê-lo partir, pois é um excelente piloto e um excelente ser humano, com a atitude típica de qualquer finlandês que corre em railes: muito rápido e sempre para ganhar. "Maximum Attack", como dizia (e fazia) Markku Alen.


Se quiserem ver algumas imagens do piloto, aqui podem vê-lo a testar em 2002 na Finlândia, ou aqui, no seu primeiro teste com o Ford Focus, quatro anos depois. Mas o melhor foi na Turquia, quando o seu navegador levou uma pedrada e ele tentava explicar no seu melhor inglês...

Sem comentários: