quarta-feira, 3 de outubro de 2007

É o fim da McLaren? Ou é imaginação a mais?

Cada dia que passa, cada noticia mirabolante... já me convenci que a Formula 1 actual é uma "silly-season" permanente, mas isto roça o ridículo. Mas por vezes, aquilo que é aparentemente ridículo, pode ter um fundo de verdade...

Ora, hoje veio a público uma noticia vinda do jornal espanhol "Marca", que fala do fim da McLaren e a divisão da equipa em duas: Mercedes e Prodrive. Como seria? Ron Dennis vendia a sua parte da McLaren (40 por cento) à Mercedes, e com o dinheiro da venda, comprava a Prodrive, e levava consigo... Lewis Hamilton.



Por sua parte, Fernando Alonso ficava na Mercedes, com patrocinadores espanhois (Santander), enquanto que a Prodrive seria patrocinado pela Abbey, que pertence... ao Grupo Santander. Essa cisão provocaria a extinção da McLaren, e assim evitara o pagamento da multa de 100 milhões de dólares (70 milhões de Euros) que a FIA obrigou a pagar devido ao "Stephneygate".



Tudo muito lógico, mas (há sempre um mas...) isso só poderia acontecer caso o novo Pacto de Concórdia permita a livre troca de chassis e motores. E isso ainda não aconteceu, e duvida-se que pode acontecer. Lembram-se no inicio do ano, quando a Spyker acusou a Toro Rosso e a Super Aguri de usaram chassis que não eram os deles? Ora, essa pretensão é agora apoiada pela Ferrari, Williams e BMW. A Ferrari, é obvio: se dois McLarens incomodam muita gente, então mais dois...



Enfim, é muita imaginação para a minha imaginação. Mas como o pessoal da Marca e da Agência EFE tiveram um excelente fim de semana, de copos e coisas mais, esta bela "noticia" seria certamente uma excelente peça de literatura, capaz de ganhar o Prémio Cervantes!

Sem comentários: