sábado, 24 de novembro de 2007

Extra-Campeonato: Winston Churchill, um homem com a resposta na ponta da lingua

Winston Spencer Churchill (30 de Novembro de 1874 - 24 de Janeiro de 1965), foi certamente, um dos mais importantes britânicos do século XX, e provavelmente, da História de Inglaterra. Primeiro ministro por duas vezes, deputado na Câmara dos Comuns por 62 anos, herói na Guerra dos Boeres (1899-1902), Primeiro Lorde do Almirantado (uma espécie de Ministro da Defesa) na I e II Guerras Mundiais, ficou famoso pelas suas frases, quer as que ficaram mais famosas:


- "Só vos prometo Sangue, Suor e Lágrimas";


- "Não se ganham guerras com evacuações";


- "Lutaremos nas praias, nas ruas e nos campos, no Céu e no Mar, Mas nunca nos renderemos";


- "Nunca, no campo do conflito humano, tantos deveram tanto a tão poucos" (acerca dos pilotos da Royal Air Force, após a Batalha de Inglaterra, em Setembro de 1940)


Contudo, Winston ficou também famoso por algumas das tiradas mais inesperadas e bem humoradas que se conhecem neste século que passou. Eis quatro bons exemplos, que me mandou uma amiga minha e que certamente muitos de vocês já receberam num e-mail qualquer, não há muito tempo (talvez ontem, como eu...)


1 - Quando Winston Churchill completou os 80 anos, em 1954, era ele primeiro-ministro pela segunda vez na sua carreira, um repórter com menos de 30 foi fotografá-lo ao seu gabinete, no numero 10 de Downing Street e afirmou:

- Sir Winston, espero fotografá-lo novamente nos seus 90 anos.


Resposta pronta de Churchill:


- Por que não? Você parece-me bastante saudável.


2 - Telegramas trocados entre o dramartugo irlandês Bernard Shaw (1856-1950) e Winston Churchill, em que o convidadva a assitir à sua peça "Pigmaleão". O telegrama inicial estava assim escrito:

"Tenho o prazer e a honra de convidar Sua Excelência Primeiro-Ministro para apresentação da minha peça 'Pigmaleão'. Venha e traga um amigo, se tiver." Bernard Shaw.

Resposta de Churchill a Bernard Shaw:"Agradeço ao ilustre escritor o honroso convite. Infelizmente não poderei comparecer primeira apresentação. Irei à segunda, se houver." Winston Churchill.



3 - O General Bernard Montgomery (1888-1976) estava a ser homenageado, em finais de 1942, após ter vencido Manfred Rommel na Batalha de El Alamein, no Norte de África, na IIª Guerra Mundial. O general (à direita, na foto) discursou e afirmou a seguinte frase:

"Não fumo, não bebo, não prevarico e sou herói"

Winston Churchill ouviu o discurso e com ciúmes, e quando chegou a sua vez de discursar, disse:

"Eu fumo, bebo, prevarico e sou chefe dele."


4 - Um dos muitos debates no Parlamento inglês, que teve ao longo dos seus 62 anos como membro da Câmara dos Comuns. Quando Churchill discursava, enquanto ministro, foi interrompido por uma deputada da oposição. Ora, toda a gente sabia que Churchill não gostava de ser interrompido enquanto discursava... mas foi dada a palavra à deputada e ela disse, alto e bom som:

-"Sr. Ministro, se V. Exa. fosse o meu marido, punha-lhe veneno no chá!"


Churchill, com muita calma, tirou os óculos e, depois de alguns segundos de silêncio em que todos estavam suspensos da resposta, exclamou:

-"E se eu fosse o seu marido, tomava-o."

Sem comentários: