domingo, 23 de março de 2008

Formula 1 - Ronda 2, Malásia (Revista da Blogosfera)

Começa aqui a edição 2 da Revista da Blogosfera, que coloca aqui as melhores frases sobre a corrida malaia que vejo na blogosfera falada em português. E aparentemente, todos "martelam" no Felipe Massa, enquanto chamam à atenção sobre o aborrecimento da corrida e da justa vitória de Kimi Raikonnen, do segundo lugar de Robert Kubica e da má classificação dos McLaren. Eis os comentários vindos um pouco pela blogosfera:

"A Malásia comprovou: a Fórmula 1 sem controle de tração é tão chata quanto aquela com. Como imaginava, a corrida em Melbourne foi exceção. Por mais desequilibrada que estivesse, por exemplo, a McLaren de Hamilton não é carro para ficar quase 40 voltas presa atrás da Red Bull de Webber. É a aerodinâmica atual que provoca uma aberração como essa. Se não chover antes, corrida emocionante novamente, só no Canadá."

Ivan Capelli, Blog do Capelli

"Felipe Massa tinha tudo para ser o herói. Desmoralizado durante a semana, seu olhar de ódio passava alheio ao fervor dos boxes. Durante os treinos, via-se o brasileiro entrar no carro como se fosse lutar na guerra. No sábado era o pole.

Saiu do cockpit vingado, naquele fim de tarde malaio. Sua expressão por si só calou a boca de todos que ousaram colocar Alonso ou Vettel no seu lugar. O beijo que deu em Rafaela foi menos de amor do que o último ato de seu prestígio restaurado, da derrota de seus detratores, da recuperação de sua imagem frente ao público. Que viesse a corrida, Felipe tinha tudo para ser o herói. Sim, ele tinha tudo.
(...)
Enquanto perseguia o ferrenho Kimi, deus sabe se o carro o traiu ou seu pé direito afundou mais do que devia, mas Felipe desgrudou do traçado e foi parar atravessado na brita. Felipe acelerava, mas tinha atolado. Não importa se você está num dos melhores carros do grid, se os seus pneus traseiros não estão em contato com o chão, nem você nem sua Ferrari irão sair do lugar. Lá ficou Felipe, parado, e nunca mais voltou para a corrida.

E agora Felipe não era mais o herói. Mas como toda a história precisa de um – e o que é uma corrida senão uma história, senhores? –, era preciso ir à procura. Kimi Raikkonen foi o herói, por resgatar a honra perdida da Ferrari? Ou o bravo Kubica, por ratificar seu talento? A geração das imagens apostou que Hamilton seria o herói do dia, tanto que o inglês foi mais filmado que qualquer outro. Ele batalhou, teve azares, mas não se redimiu: também é uma forma de fracasso.

Essa incerteza de quem foi o herói prova que era Massa quem deveria ser o vencedor. Mas corrida de carro não é conto de fadas, não é filme de Hollywood, não é obra literária. Em corrida de carro, a narrativa se faz em função dos fatos, e não o contrário. E é melhor Felipe se cuidar, porque seus torcedores não sabem disso. E eles não suportam um herói que não ganha."


E a Chuva, pá?

"A Chuva foi prometida, mas não se cumpriu e assim a corrida foi menos emocionante… muiiiito menos emocionante.

Kimi Raikkonen venceu numa corrida quase perfeita para a Ferrari. Massa chegou a sair na frente, mas no 1º pit Stop o Finlandês assumiu a ponta, já o Brasileiro estragou o fim-de-semana perfeito da Ferrari ao rodar numa curva e ficar preso na brita.

Perfeito, perfeito, só Kubica, o Polaco conseguiu o melhor resultado da carreira, um segundo, e Heidfeld podia ter conseguido mais mostrando que a BMW tem margem para evoluir. (...)


"A Ferrari está de volta. Na madrugada deste domingo, Kimi Raikkonen venceu com imensa facilidade o G.P. da Malásia, confirmando a superioridade da equipe italiana em condições normais de corrida. Robert Kubica e Heikki Kovalainen fecharam o podium, enquanto o líder do campeonato Lewis Hamilton não passou de quinto.

Por sua vez, Felipe Massa complicou sua situação na Ferrari após rodar sozinho e abandonar a prova, aparentemente por erro próprio.O brasileiro perdeu o carro sozinho na curva oito de Sepang, saindo da pista e ficando preso na caixa de brita. Fim de corrida para Massa, que sai da Malásia ainda zerado no campeonato. Difícil saber se a Ferrari teve algum problema, mas a impressão que ficou foi de um típico erro de pilotagem.

A partir de agora, a pressão sobre Massa só vai aumentar cada vez mais.Com seu companheiro fora de combate, a prova tornou-se um passeio para Raikkonen. A vantagem do campeão sobre Kubica chegava a quase 25 segundos no momento em que ele pegou o rumo dos boxes para a sua segunda e última parada. Raikkonen voltou à pista pouco atrás do polonês, que ainda precisava reabastecer. Só um problema mecânico poderia tirar a vitória do finlandês. A chuva, nessa altura, já não vinha mais. (...)"

Gustavo Coelho, Blog F1 Grand Prix

1º -Raikkonen: prova tranqüila, sem erros e sem adversários após a saída de Felipe e com as McLaren lutando por posições mais atrás. Palavras do finlandês: "Corrida foi fácil";

2º -Kubica: Esse polonês é foda!!! Constante durante toda a prova, mostrou que a BMW será a terceira força dessa temporada novamente. Se tiver um pouquinho de sorte, vence uma ou duas corridas nesse ano;
(...)
4º -Trulli: Surpresaaaaaa!!! A Toyota mostra que tem um bom carro...e Trulli mostrou serviço. Apesar de não ter simpatia pelo italiano, torci por ele nas últimas voltas quando Hamilton aproximou-se;
(...)
Abandono -Massa: Mais um erro, mais uma desculpa. Tá começando a ficar irritante. E o que é boato, já já começa à virar fato;
(...)
13º -Barrichello: tudo bem que o carro não estava lá essas coisas, mas fez uma péssima corrida e fez merda nos boxes de novo (ultrapassou o limite de velocidade) tendo de pagar um drive through, fazendo valer a frase de sua camiseta (Older and Faster).



"OK, a corrida foi chata, no estilo monotonia básica da F-1, mas Kimi fez o que tinha de fazer e venceu, como sua obrigação de campeão do mundo e um dos favoritos ao título. Agora finalmente o campeonato começou.

E o coelhinho da Páscoa trouxe meu chocolate, branco e no sabor champagne!!!! hehehehehe

Feliz Páscoa para todos!!!"


"A Páscoa para Kimi Räikkönen e a Ferrari será de muito chocolate. Nesta madrugada brasileira, o piloto finlandês igualou o lendário Stirling Moss e alcançou, na mesma pista onde venceu pela primeira vez na Fórmula 1, há cinco anos, a décima-sexta vitória da carreira. E com um desempenho que fez jus ao número 1 que ele carrega pintado em seu carro vermelho.

É ocioso dizer que na primeira parte da prova, ele se limitou a controlar a distância para o pole position e companheiro de equipe, Felipe Massa. Mas quando o brasileiro fez sua primeira parada, o finlandês já tinha preparado o bote: em uma volta, quebrou os cronômetros, entrou nos boxes, fez uma parada super rápida e quando saiu, já era o novo líder da corrida.

Se isto desestruturou a confiança de Massa diante de Räikkönen, ainda não sabemos. Certo é que o brasileiro, já com uma desvantagem perto de 5 segundos, errou sozinho, atolou na caixa de brita e pela segunda vez seguida ficou sem ponto no campeonato. E como no ano passado venceu o Mundial de Pilotos aquele que justamente errou menos, o brasileiro vai dando munição aos seus detratores, que até já o apelidam de "Nigel Massa", comparando-o a Nigel Mansell por sua incontida e improdutiva dose de agressividade. (...)"

Rodrigo Mattar, Saco Vazio de Gatos"

Se o grande prémio anterior foi aborrecido para os 'tiffosi', hoje deve ter sido aborrecido para todos os outros adeptos. O Kimi e o seu Ferrari limparam a corrida como se limpa o rabo a um bébé adormecido, simples e fácil.

Só não foi uma corrida imaculadamente vermelha porque o Massa decidiu ser a ovelha negra outra vez. Esta época quando desligaram as ajudas electrónicas desligaram também a capacidade do Massa andar em ritmo competitivo durante várias voltas. Já tinha dito aqui, na semana passada, e reafirmo aqui outra vez que vai demorar muito até que o brasileiro consiga andar sem a electrónica, que servia como mata-borrão para os pequenos erros que cometia durante a corrida. Resta saber se a Ferrari está disposta a esperar.(...)

Quem também tem problemas com as boxes é o Barrichelo, hoje foi a segunda penalização em duas corridas. Os carros de F1 têm um botão no volante que limita a velocidade quando se entra no 'pit-lane', mas este ano no Honda esse botão desliga o cérebro do brasileiro, transformando-o num autêntico boçal quando entra naquela zona da pista."


Ao contrário da corrida da Austrália, Sepang nos mostrou uma corrida sem grandes lances de emoção e decidida nos boxes, com a estratégia das equipes e as paradas, boas ou más, dos pilotos. Kimi Raikkonen venceu sem grandes dramas e o único problema no finlandês neste domingo foi o champagne que caiu no seu olho durante o pódio. (...)

E Massa, que tinha tudo para conseguir mais uma volta por cima consagradora, agora se vê em voltas de uma rodada ridícula, quando tinha aproximadamente 20s de vantagem sobre o adversário mais próximo e tinha acabado de ser superado pelo seu companheiro de equipe. Suas mãos na cabeça, após abandonar a corrida, indicam o desespero de um piloto que pode ter perdido a chance de sua vida, pois a Ferrari não segurará um piloto que erra tanto. (...)"

João Carlos Viana, jcspeedway

"Foi uma corrida mais uniforme. Faltando aproximadamente 10 voltas para o final já dava para imaginar o resultado. A maior surpresa foi mesmo Felipe Massa que rodou na pista, não se sabe por quê. Não quero ser maldoso e fazer comentários indevidos. Ele foi o piloto que mais reclamou dos carros sem o Controle de Tração. Fica aí a 'pulga atrás da orelha'."

4 comentários:

Loucos por F-1 disse...

Foi uma vitória mais que justa do Raikkonen que fez uma bela corrida. Eu acredito da recuperação do Massa, mesmo com a pressão da imprensa italiana que vai cair matando em cima dele.

Abraços !!

Leandro Montianele

Octeto Racing Team disse...

Valeu por ter citado nosso Octeto na sua ronda Speeder!!!

E valeu pelos recadinhos por lá!!!!

Beijinhos, Ludy

Octeto Racing Team disse...

Eu adoro essa revista eletrônica!!!!
Beijos para vc Speeder!

Vick

Daniel Médici disse...

Obrigado pela citação, Speeder!

A diversidade de enfoques sobre determinados eventos é um dos fenômenos que a blogosfera mais escancara. Isso ainda é objeto de discussão universitária, mas essa sua iniciativa de fazer uma "Revista" é um verdadeiro estudo sobre a questão.

Parabéns!