quinta-feira, 1 de maio de 2008

Imola, 1º de Maio de 1994. 2:00 da tarde

May First, 1994. The day we lost our innocence.



Já discutimos isto eras e eras, mas quero dizer isto mais uma vez: nesse dia, muitos de nós perdemos a inocência. Se na geração dos meus pais, se lembram onde estavam quando mataram John F. Kennedy, no Daley Plaza de Dallas, e os desta geração sabiam o que faziam quando viram na televisão os dois aviões que embateram nas Tores Gémeas, os que tinham 18 anos (como eu), sabiam o que faziam naquele Domingo de Feriado, um céu sem núvens, uma tarde primaveril.


Kurt Cobain tinha-se suicidado três semanas antes. Richard Nixon tinha morrido dez dias antes. E ainda estavamos em choque com a morte de Roland Ratzenberger, na véspera.


A partir daquele dia, muitos ficaram "orfãos" de um ídolo. Mas para mim significou que começava a ver o automobilismo como um todo e não aos olhos de um.


A imagem que coloco em cima é impressionante: como ficou o carro de Pedro Lamy, após o choque com o Benetton de J.J. Letho, na partida do Grande Prémio. A sorte que ele teve naquele Domingo, não apareceu três semanas e meia depois, quando a asa traseira do seu Lotus desefez-se em Silverstone, despedaçando o Lotus 107 e partindo ambas as pernas, ficando fora de combate por um ano.


Se há eventos que marcam uma vida, aquele Domingo foi um deles.

4 comentários:

Daniel Médici disse...

Por aqui era 9h00 da manhã, Speeder.

E imaginar que essa corrida ainda não me desce pela garganta!

Loucos por F-1 disse...

Foi uma manhã muito triste. Mesmo sendo bem novo me lembro de cada detalhe.

Abraço!

Leandro Montianele

Paulo Moreira disse...

Eu tinha 19 anos, andava na tropa e estava de fim-de semana em casa.
Já na sexta-feira ao fim da tarde, quando estava no autocarro para ir para casa ouvi sobre o grave acidente do Rubinho.
Lembro-me que era com muitas esperanças que aguardava por essa corrida de San Marino, por nas duas provas anteriores o Ayrton não ter pontuado e aí era o começo da temporada europeia.
Recordo também que nessa noite, de novo no autocarro a caminho do regresso à tropa, o sono nem apareceu e só me lembrava do acidente e do que tinha acontecido. Era uma coisa inacreditavel.

Abraço

Anónimo disse...

Deveria ter acordado às 7 daquele domingo de manhã (horário de Brasília), 1º de Maio de 1994. Quando acordei, rapidamente liguei a televisão e vi os carros deixando o grid de largada para fazer a volta de aquecimento de freios e pneus.
Bem, o resto todos sabem do acontecimento daquela semana, mas principalmente do sábado e domingo "fatídico" em San Marino.