sábado, 4 de outubro de 2008

A1GP - Ronda 1, Zandvoort (Qualificação)

Após muitas dúvidas, a quarta temporada do A1GP, que tem este ano os chassis e propulsores fornecidos pela Ferrari, começou este fim de semana, com os treinos de qualificação. Com apenas 17 dos 25 carros inscritos presentes, o que levou à introdução de uma regulamento no sistema de pontuação, que permite às equipas deitar fora o seu pior resultado, os treinos viram o homem da casa, Jeroen Bleekmolen, a conseguir a primeira "pole-position" do ano, batendo por pouco mais de três décimos de segundo, o carro neozelandês, tripulado pelo jovem Earl Bamber, de apenas 18 anos.


Muito perto dos dois primeiros ficou o carro irlandês, tripulado por Adam Carrol, que foi batido por meros 20 centésimos de segundo, ficando assim na terceira posição da grelha de partida, onde terá a seu lado o carro da Malásia, tripulado por Fairuz Fauzy, que ficou a 507 milésimos de segundo da "pole-position".


Dos 17 carros presentes, apenas 15 rolaram, sendo que China e Brasil não tiveram tempo para fazer a qualificação. Quanto ao carro da equipa portuguesa, este só chegou a Zandvoort esta manhã, no mesmo lote dos carros francês, chinês e brasileiro, depois de alguns problemas logísticos na entrega do monolugar. Assim que chegou, a equipa técnica teve ainda que rever a máquina para validar se tudo estava em conformidade. Sendo assim, Filipe Albuquerque não pode participar nas três sessões de treinos livres previstas. No entanto, e depois da equipa ter feito as revisões necessárias, o piloto de Coimbra entrou em pista pela primeira vez, quando ainda faltavam cinco voltas para o final do treino cronometrado, tendo conseguido, no pouco tempo que esteve em pista, assegurar o 13º tempo, em 17 concorrentes.

Essa performance deixou, mesmo assim, satisfeito: “A minha primeira impressão é bastante positiva. Claro que cinco voltas dizem muito pouco, mas já deu para perceber que há muita margem de progressão”, disse. Já Luis Vicente, o director da equipa portuguesa, não escondia a sua satisfação: "A equipa suíça (Boer Services) fez um trabalho extraordinário, sempre numa corrida contra o tempo para permitir ao Filipe entrar em pista ainda hoje. Estas últimas 24 horas foram de muita ansiedade, mas parece que a partir de agora vamos todos conseguir desenvolver o nosso trabalho”, disse.

Entretanto, em Zandvoort, Michael Andretti, o dono da equipa americana da A1GP, anunciou hoje que Danica Patrick e Marco Andretti irão correr pela equipa durante esta temporada, em corridas alternadas. A razão tem a ver com ambos os pilotos ganharem experiência com os circuitos mistos: "Não temos muitos testes nos EUA, e a A1GP será óptima para os dois conseguirem ganhar experiência nos mistos. Além disso, em termos de agenda, a série é completamente oposta à IRL, o que nos ajuda bastante", afirmou. Este fim de semana, porém, que andará no carro americano é Charlie Kimball.

Sem comentários: