sábado, 22 de novembro de 2008

A1GP - Ronda 3, Sepang (Qualificação)

A A1GP vai ter este fim de semana a sua passagem pelo circuito malaio de Sepang, e pode-se dizer que as cores nacionais tiveram um bom desempenho, pois o carro guiado por Filipe Albuquerque conseguiu o quarto lugar da grelha na Sprint Race, enquanto que na Feature Race, vai partir do quinto lugar.

A qualificação para a Sprint Race nem começou da melhor forma para as cores nacionais, dado que, devido a uma bandeira vermelha provocada por um problema mecânico do carro sul-coreano, a sessão esteve interrompida durante alguns minutos. Com o tempo a esfumar-se, os pilotos saíram todos ao mesmo tempo para a pista, criando verdadeiros engarrafamentos, e Albuquerque foi prejudicado pelo carro do sul-africano Adrian Zaugg, conseguindo apenas o nono posto da grelha. Porém, mais tarde, melhorou a sua performance, e obteve um lugar na segunda fila da grelha de partida, ao lado do neo-zelandês Earl Bamber, e não muito longe do "poleman", o suiço Neel Jani.

Já nas sessões que estabeleceram a grelha de partida para a Feature Race, o piloto português esteve sempre em liça pelas posições cimeiras. esperava-se que houvessem fortes ataques ao lugares do topo da tabela de tempos, dado que na Malásia foi introduzida a possibilidade de cada carro usar o power boost durante uma das voltas das quatro fases da qualificação que definem as grelhas de partida das provas de domingo e Filipe Albuquerque, à semelhança dos restantes pilotos, guardou esta opção para a sua derradeira volta lançada. Com pneus novos montados no seu monolugar, o piloto português melhorou substancialmente o seu tempo, assim como o a maioria dos seus oponentes, subindo ao quinto lugar, ao assinar uma volta que o deixou a meio segundo do irlandês Adam Carroll, que estableceu a "pole-position", e a menos de um décimo do libanês Daniel Morad, o terceiro mais rápido.

Para quem confessava o seu desconhecimento do circuito, tornou-se uma agradável surpresa os seus tempos em Sepang, mostrando que se encontra este ano em posição de discutir as vitórias, e quem sabe, o título da competição. As corridas de amanhã ditarão o resultado.

1 comentário:

kimi_cris disse...

grandes hipoteses de Filipe vencer a corrida sprint, esperemos que sim...tenho cá um presentimento que este ano Filipe vai vencer a A1GP.

Grande Abraço!

Kimi_Cris