
No final de 1983, mais precisamente a 14 de Novembro (faz agora 25 anos), Senna vai ao circuito de Paul Ricard, a convite de Bernie Ecclestone, para testar o Brabham BT52B, que tinha dado, um mês antes, o bi-campeonato a Nelson Piquet, no circuito sul-africano de Kyalami. Aaqui, não era só um teste qualquer: era para saber quem seria o novo companheiro de Piquet para a temporada de 1984, já que Riccardo Patrese rumava para a Alfa Romeo.
Nesse teste no circuito francês, para além de Senna, estavam o italiano Mauro Baldi, o colombiano Roberto Guerrero, e o italiano Pierluigi Martini.
Piquet foi o primeiro a rodar com o carro, afinado por ele, e estableceu como melhor tempo 1.05,90 segundos. Depois, entregou-o aos restantes pilotos, para saber quem se safava melhor. Eccelstone, animado com o que vira e ouvira sobre o prodígio brasileiro, afirmou, mais ou menos em tom de brincadeira, que Senna seria melhor do que ele, ao que Piquet respondeu: "Tudo bem, aposto 100 mil dólares..."


Mas sabendo que Ecclestone estava a "namorar" Senna para o lugar de segundo piloto, Piquet, que já estava de más relações com Senna, sabia que com ele na equipa, haveria dispersão de recursos, o que poderia prejudicar a defesa do título. Assim, foi ter com os responsáveis da Parmalat, o patrocinador, para lhes verem que um piloto italiano defenderia melhor os interesses da equipa. Piquet negaria tal conversa, mas mais tarde, personagens como Herbie Blash (Director da Brabham), e Charles Whitty (Director da Toleman) confirmaram isso mesmo.

Quanto a Senna, a história é conhecida: foi para a Toleman. Podem ler isto e muito mais no F1 Nostalgia, o blog do "soviético" Rianov Albinov.
2 comentários:
- Mais uma ótima história.
=D
Speeder,
Você ouviu notícias sobre esses testes de 15 a 17 de Dezembro em Portimão?
Seria só a Ferrari (com Felipe Massa)?
Um abraço,
Henry
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