domingo, 29 de novembro de 2009

Youtube F1 Classic: Graham Hill, a lenda




Hoje comemora-se mais um aniversário da morte de Graham Hill. Como sabem, ele foi um daqueles pilotos especiais que nos anos 60 e 70, tiveram a sorte de sobreviver numa época onde as possibilidades de morrer em pista eram muito altas. O irónico desta situação é que ele morre no mesmo ano em que se retirou para cuidar da sua equipa, a Hill. Formada em 1973 após a sua saída da Brabham, e depois de usar chassis Shadow e Lola, faz o seu próprio chassis em 1975, conseguindo três pontos. Nesse dia 29 de novembro de 1975, depois de uma sessão de testes com o chassis GH2 que ia usar na temporada de 1976, acabará por morrer num acidente aéreo, no campo de golfe em Arkley, em conjunto com o seu piloto Tom Brise, o seu projectista e alguns mecânicos.



Mas essa história contei-vos nos anos anteriores. O que vos coloco hoje são dois videos no Youtube que determinam o tipo de pessoa que era: sempre bem disposta em com um excelente sentido de humor. Foi essa postura à frente das câmeras que o tornou muito popular na Grã-Bretanha, pois a BBC costumava convidá-lo para apresentar algumas galas, e chegou a participar em alguns filmes, normalmente com pequenos papeis (os chamados cameos)





No primeiro filme, ele explica em detalhes o circuito do Mónaco, um sitio onde ganhou por cinco vezes. O filme é de 1968, depois de ele ter ganho a sua quarta corrida por lá. ainda iria ganhar mais uma, no ano seguinte. Não só seria a sua última nas ruas do Principado, mas como seria a última da sua carreira. No final desse ano, sofre um grave acidente em Watkins Glen, e fractura ambas as pernas. Mas no final desse ano, é votado como o Desportista do Ano, e na cerimónia em questão, a BBC faz um directo do hospital, onde recupera das suas feridas. E não perde o bom humor!



Pequeno detalhe neste segundo filme: O apresentador tem a seu lado Jacky Ickx, e se olharem bem, pode ver atrás deles uma mesa onde estão Jochen Rindt. e provavelmente Bruce McLaren (não tenho a certeza). O apresentador chama Hill, como "o homem que estableceu um recorde que jamais será superado". Como todos sabemos agora, o seu sucessor na coroa monegasca tinha nessa altura uns meros nove anos de idade, a mesma que o seu filho Damon tinha nessa altura...



Se puderem, procurem logo depois no Youtube o documentário feito pela BBC sobre ele chamado "Driven". Aí podem ver o estilo de pessoa que era, quer em termos públicos, como o seu estilo de condução ou as suas apresentações, como também a maneira como se comportava em casa, com a sua esposa e os seus três filhos: duas raparigas e o rapaz, Damon Hill.

1 comentário:

Fernando Kesnault disse...

Neste início e meio da década de 70 tivemos a infelicidade de ver a morte de talentos ingleses que parecia que teria alcance internacional: Tony Bryse, Roger Williamsson, ficou um rapaz esforçado e sagaz (um tanto grosso no volante), mas que com sua garra fez a alegria dos ingleses no meio-fim da década de 80 e 90(Nigel Mansell). Esta síndrome fez a Alemanha refém de talentos na década de 80 com Bellof, Winckelhock...