sábado, 12 de dezembro de 2009

Sobre o calendário para 2010

No meio das discussões sobre o novo sistema de pontos, deixei escapar um comentário acerca do calendário definitivo para a temporada de 2010. Todos já repararam que a Formula 1 começa e acaba quase no mesmo lugar: o Golfo Pérsico. As areias do Bahrein e do Abu Dhabi vão ser o palco de, respectivamente, da prova de abertura e de encerramento da temporada que aí vem.

Um sinal dos tempos que vivemos agora. Numa altura onde estamos a viver uma crise económica, a Formula 1 descola e aterra em sitios onde não existem qualquer tradição automobilistica, onde o aspecto visual ganha sobre a tradição. Não é novo, pois caso se recordem, num passado algo distante, a Formula 1 chegou a correr em parques de estacionamento de um casino, em Las Vegas. O vil metal vence, mas é uma vitória com pouco significado. E ao fechar o calendário num dos sete dos Emirados Árabes Unidos, há a sorte do circuito não ser na faraónica cidade do Dubai, onde, como todos sabem, vive o rescaldo do rebentamento da sua bolha imobiliária.


Eis o calendário definitivo:

14 Março - Bahrein (Shakir)
28 Março - Austrália (Melbourne)
4 Abril - Malásia (Sepang)
18 Abril - China (Xangai)
9 Maio - Espanha (Barcelona)
16 Maio - Mónaco
30 Maio - Turquia (Istambul)
13 Junho - Canada (Gilles Villeneuve)
27 Junho - Europa (Valência)
11 Julho - Grã-Bretanha (Silverstone)
25 Julho - Alemanha (Hockenheim)
1 Agosto - Hungria (Hungaroring)
29 Agosto - Bélgica (Spa-Francochamps)
12 Setembro - Itália (Monza)
26 Setembro - Singapura
10 Outubro - Japão (Suzuka)
24 Outubro - Coreia* (Jeolla)
7 Novembro - Brasil (Interlagos)
14 Novembro - Abu Dhabi

Se ainda não sabem, ficam a saber: quem elabora o calendário é o Bernie Ecclestone. Logo, não ficaria admirado se ele não ganhou mais alguns tostões com este calendário definitivo. Ou um calendário petrolifero, se perferirem...

Sem comentários: