sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Youtube F1 Classic: Lotus 1991, as primeiras voltas de Mika Hakkinen


Em dia de apresentação de um nome mítico da Formula 1, que regressa após 15 anos de ausência da categoria máxima do automobilismo, recuo dezanove anos no tempo para o inicio do ano de 1991. Essa foi uma altura de verdadeira crise na marca fundada por Colin Chapman, pois alguns meses antes, a marca tinha perdido o patrocinio da RJ Reynolds, a marca que tinha a Camel, e o fornecimento dos glutões motores Lamborghini V12. Sem qualquer plano para 1991, a marca esteve em risco de fechar as portas.

Até que em Janeiro, Peter Collins e Peter Wright, dois funcionários da empresa, lideraram um consórcio que lhes permitiu ficar com os activos da empresa e permitiu a sobrevivência da marca por mais algum tempo. Mas a dupla tinha de ser completamente nova, já que Derek Warwick tinha se virado para os Sport-Protótipos e Martin Donnely tinha tido um acidente quase fatal em Jerez de la Frontera. Assim sendo, recrutaram o britânico Julian Bailey e o campeão da Formula 3 inglesa de 1990, um tal de... Mika Hakkinen.

O video que coloco aqui é raro: trata-se do primeiro teste da equipa após o final deste processo, no circuito de Snetterton. Vê-se Julian Bailey a testar à chuva, e tem declarações de esperança por parte de Peter Collins, bem como aquela que pode ser a primeira entrevista de Hakkinen como piloto de Formula 1. E tem ainda algumas cenas arrepiantes, como o acidente de Donnely em Jerez. Para manter a esperança, Donnely tinha sido nomeado como piloto, e esperavam que em Abril estivesse completamente recuperado e pronto a correr na Formula 1.

No final, a realidade foi outra. A Lotus conseguiu três pontos no campeonato, os mesmos de 1990, e manteve Hakkinen toda a temporada. Quanto ao segundo piloto, começaram com Bailey, depois colocaram Johnny Herbert e durante três corridas colocaram a maior esperança alemã daquele tempo: Michael... Bartels. Nunca se qualificou para qualquer corrida, e cedo foi ostracizado por outro Michael...

2 comentários:

Jean Corauci disse...

ola amigo, parabéns pelo blog, da uma olhadinha no meu blog tb www.gpexpert.blogspot.com , ahhh gostaria de saber se vc naum teria interesse em incluir meu blog na sua lista de blogs se tiver afim me avisa q adiciono o seu na minha lista tb

Daniel Médici disse...

Que documento incrível! Ver Hakkinen (ou melhor, Häkkinen) em seus primeios dias de Fórmula 1, as declarações da época, ouvir o som do Lotus é quase como voltar ao início de 1991.