sexta-feira, 5 de março de 2010

Youtube Rally Classic: Mark Champeau (1975-99)



No mesmo dia em que começa o Rali do México, fiz uma descoberta interessante, que me fez pensar. Um dos canais que normalmente assino no Youtube colocou o video de um talento francês que pelos vistos, desapareceu cedo demais. O seu nome era Mark Champeau.


Nascido a 7 de Julho de 1975, Champeau começou a correr em 1993 como navegador de Jean-Pierre Champeau, seu pai, num Ford Sierra de Grupo N, mas no ano seguinte, com 19 anos passou para o lugar de piloto num Renault Clio de Grupo N, começando a dar nas vistas. Primeiro num Renault Clio Maxi, depois num Megane, onde venceu dois ralis do campeonato nacional em 1997, acabando no quarto lugar do campeonato. A partir de 1999, num Subaru Impreza WRC, onde se tornou num dos melhores no seu país e candidato ao título nacional, contra nomes como Gilles Panizzi e Philippe Bugalski.


Em 1999, estava a lutar pelo título quando a 30 de Agosto desse ano, o mesmo dia em que decorria o referendo pela independência de Timor Leste, Champeau e o seu navegador, Gilles Thimonier, estavam a fazer uma reconhecimento para o Rally Mont-Blanc, na Região da Alta Saboia. Sem saber muito bem porquê, se foi um excesso ou algo mecânico, perdeu o controlo do seu Subaru Impreza e bateu o carro contra uma carrinha. Thimonier escapou sem ferimentos de maior, Champeau teve morte imediata.


O que me intriga nisto tudo é que por esta altura existia um jovem piloto, que conduzia muito bem um pequeno Citroen Saxo Kit Car, quase da mesma idade de Champeau. O seu nome? Sebastien Löeb. Vendso estas imagens, ficamos a pensar o que teria sido Champeau, caso tivesse nas mãos um Citroen C4, por exemplo. Teria Löeb um rival à altura, ou teria as mesmas chances que teve na realidade? Imfelizmente, isso nunca terá resposta.

Sem comentários: