sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Formula 1 2010 - Ronda 18, Brasil (Treinos)

Até ao meio da década passada, Interlagos e o Brasil costumavam aparecer no inicio do calendário, algo que já vinha desde a sua entrada do Brasil no calendário da Formula 1, em 1973. Quando a FIA decidiu modificar as coisas, em 2004, o circuito brasileiro, um dos clássicos da Formula 1, a sua importância aumentou exponencialmente. De prova inaugural em certos anos, tornou-se na prova de encerramento em 2004, 2006, 2007 e 2008, que deu títulos a Fernando Alonso, Kimi Raikonnen e Lewis Hamilton, este último em circunstâncias absolutamente "hollywoodescas".

Este ano não vai ser a prova de encerramento, tal como em 2009, mas até pode acontecer a mesma coisa do que no ano passado, quando Jenson Button foi campeão do mundo. Isso pode acontecer caso Fernando Alonso tenha a mesma sorte e pericia que teve na Coreia do Sul, mas pelo que se viu nos treinos livres, não é isso que pode acontecer, pois a Red Bull dominou os dois treinos livres desta sexta-feira. Na primeira sessão foi Sebastien Vettel o primeiro na tabela de tempos, com grande avanço sobre o seu companheiro Mark Webber, enquanto que na segunda... continuou a ser Sebastien Vettel. Com Webber logo atrás.

Já os McLaren foram os que ficaram atrás dos Red Bull, com Lewis Hamilton a conseguir o terceiro melhor tempo na primeira sessão de testes, enquanto que na segunda sessão, Hamilton ficou um lugar mais abaixo superado pelo Ferrari de Fernando Alonso, que de manhã tinha sido um discreto 13º, com o motor a rebentar no final dessa sessão. Já Felipe Massa também esteve discreto, na 14ª posição, mas depois acabou a segunda sessão no quinto lugar, apesar dos problemas hidráulicos que sofreu no final da sessão.

Jenson Button foi quatro e sétimo, nas suas respectivas sessões de treinos, não muito longe de Robert Kubica, que foi constante no seu Renault, quinto e sexto nas duas sessões, demonstrando que está em forma, bem como o seu carro, para o fim de semana brasileiro, com um carro aparentemente bem equilibrado. Rubens Barrichello e Michael Schumacher não andaram longe, embora o alemão tenha sido protagonista de um "break test" no Toro Rosso do jovem catalão Jaime Alguersuari na pista.

Vitaly Petrov foi também protagonista, mas pela negativa, ao ter dado cabo do seu carro na primeira sessão de treinos, enquanto que na segunda andou rápido demais na zona das boxes e foi multado pelos comissários da FIA. Crescem a fila de pessoas que pedem a cabeça do russo...

Em relação às novatas, o filme do costume: as Lotus foram as melhores, com o veterano Jarno Trulli a ser sempre melhor nas duas sessões, enquanto que o belga Jerome D'Ambrosio teve a sua chance de rodar na primeira sessão da manhã pela terceira vez consecutiva a bordo da sua Virgin. E na Hispania, com Cristian Klien a substituir Sakon Yamamoto, o austríaco conseguiu ser o mais rápido do que Bruno Senna na primeira sessão, mas o brasileiro reagiu na segunda e conseguiu o 22º tempo, à frente de Klien e de Timo Glock, da Virgin.

Amanhã está previsto o aparecimento da chuva na zona do circuito. Desconhece-se qual será o impacto no fim de semana, mas como esta não deverá aparecer no Domingo, não deve ser grande coisa. Isto caso a chuva não caia na hora da qualificação...

Sem comentários: